small_20150715-15-1Dezenas de pessoas ficaram sem atendimento no primeiro dia de greve dos servidores da gerência regional do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Piracicaba.

Os trabalhadores aderiram ao movimento nacional em assembleia realizada na tarde de segunda-feira (13/07), quando foi deliberado que só as perícias agendadas seriam atendidas. Todos os demais serviços foram suspensos ou serão reagendados.

Segundo a direção regional do Sindprev (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado de São Paulo), a paralisação segue por tempo indeterminado.

Recuperando-se de uma fratura na perna direita, a empresária Angélica Campos Torin, de 46 anos, foi uma das pessoas atendidas terça-feira (14) de manhã. Angélica já tinha uma perícia médica agendada, único serviço que será realizado no período da greve. “Foi bem rápido. Eu cheguei e não tinha nem fila. Foi a primeira vez que eu precisei deste atendimento e achei muito bom”, disse a empresária.

Já o aposentado por invalidez Marcelo de Souza e Santos, de 37 anos, que é cadeirante, não teve a mesma sorte. Ele procurou a agência central do INSS para obtenção de um documento chamado Hiscon (Histórico de Consignação de Empréstimos), mas não conseguiu ser atendido.

“O meu carro adaptado quebrou e eu solicitei um empréstimo consignado no banco para consertá-lo, mas sem esse documento o banco não libera o dinheiro. Não sei o que vou fazer agora, pois dependo do meu carro para me locomover e não sei quando essa greve vai acabar”, afirmou Santos.

A doméstica Luciane Alves, de 31 anos, também encontrou as portas da agência central fechadas. Ela procurou o INSS para solicitar um histórico de sua CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). “Estou precisando deste documento, pois a minha carteira de trabalho está com o número de série apagado. Não sei o que vou fazer agora, pois a empresa onde eu estou trabalhando me solicitou esse documento. Eles me orientaram para eu procurar a agência de Rio Claro, mas não tenho condições de ficar saindo assim”, disse a doméstica.

Preocupada com uma perícia médica de seu marido, a auxiliar de laboratório Nilda de Freitas Pereira dos Santos, de 43 anos, procurou o INSS para obter informações sobre o atendimento. “Eu tomei conhecimento da greve e fiquei preocupada se o meu marido seria ou não atendido hoje (segunda-feira) à tarde. Agora eu fiquei aliviada, pois me informaram aqui que no caso dele haverá atendimento”, relatou Nilda.

Na segunda-feira, a agência central localizada na rua XV de Novembro amanheceu com faixas e cartazes alertando sobre a greve.

Servidores que aderiram à paralisação se revezaram durante todo o dia para receber e orientar as pessoas que buscavam por atendimento na agência. Uma nova assembleia deve ocorrer no próximo dia 22.

Dentre as principais reivindicações da categoria estão a reposição salarial de 27,3%, fixação de data-base, contratação de mais servidores e estabelecimento de um plano bem definido de cargos e carreira.

Jornal de Piracicaba