As obras de recape na avenida Independência têm causado congestionamento em alguns horários do dia.
Especialmente próximo dos horários de pico, os motoristas têm sofrido e ficado insatisfeitos com a lentidão da via, interditada parcialmente para que seja realizada raspagem (fresagem) e aplicada nova camada de asfalto entre a avenida Saldanha Marinho e rua Dr. Alvim.
Os serviços tiveram início na semana passada e continuam no sentido Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz)-Centro.
Segundo a prefeitura, a previsão é que o recape seja realizado nos dois sentidos da avenida em até 15 dias.
Durante a execução dos trabalhos, de responsabilidade da empresa Concivi, haverá interdição de uma faixa entre 7h30 e 17h.
A reportagem do JP esteve no local nesta segunda-feira (3/08) e observou que, em alguns períodos, a fila de veículos se estendia por vários quarteirões.
“Só não fiquei muito tempo parado porque estava de moto e consegui ir desviando. Nos horários de pico está impossível. Sem contar que tive de tirar o piche de dentro do sapato”, disse o zelador Altair Pereira de Almeida, de 38 anos.
O porteiro Erik Alves de Moraes, de 32 anos, mora na Vila Independência e utiliza o trecho todos os dias.
“A gente chega a ficar mais de 40 minutos parado no horário de pico. Por que não fazem à noite?”.
Ele disse que a avenida é utilizada para acesso a outros bairros e, especialmente, por quem entra e sai da cidade.
“É um transtorno. Além de tudo, não tem placas que indicam alternativas”, afirmou.
A prefeitura pediu a “compreensão e colaboração” dos motoristas e informou “que os serviços não podem ser realizados no período da noite, devido a vibração e barulho das máquinas, que prejudicam os moradores”.
O consultor de vendas Luiz Eduardo Teixeira, de 21 anos, que trabalha em uma empresa na avenida, disse que procura usar outras vias.
“Como só fica uma faixa livre, pode haver o risco de colisão. Está um caos.”
Conforme a prefeitura, ao longo deste mês serão realizados serviços de eliminação de deformações no asfalto (borrachudos) da Independência, entre Saldanha Marinho e Governador Pedro de Toledo.
“Os trabalhos na avenida integram a 11ª etapa de recapeamento, que prevê a recuperação de trechos de outras grandes avenidas: Saldanha (concluída), Dr. Paulo de Moraes, Dr. Cássio Paschoal Padovani, Rio das Pedras, Dois Córregos, Conde do Pinhal, Limeira e Armando Dedini”, informou. Após conclusão, a recuperação ocorrerá na Rio das Pedras.