Primeira etapa da requalificação do local inclui a supressão de uma das vias de circulação

O movimento de trânsito e de trabalhadores estava calmo na manhã desta terça-feira, na avenida Renato Wagner

Evitar o trânsito nas avenidas Armando Dedini e Centenário. Essa é a recomendação da administração municipal de Piracicaba aos motoristas para os próximos dias. Na última segunda-feira, 25, tiveram início as obras da primeira fase do projeto urbanístico de mobilidade de Piracicaba, próximo à avenida Renato Wagner.
Desde então, trechos de três vias foram fechados. As avenidas Armando Dedini e Centenário estão com uma das pistas interditadas, sentido avenida Limeira. Além disso, uma das faixas das avenidas Renato Wagner e Torquato da Silva Leitão foi bloqueada. A outra divide os dois sentidos. Na manhã desta terça-feira, a reportagem da Gazeta de Piracicaba foi até o local e o trânsito fluia sem complicações. A expectativa é que os trabalhos sejam finalizados em 20 dias – mas o calendário pode ser alterado caso volte a chover na cidade.
Obras
A primeira etapa da requalificação do local inclui a supressão de uma das vias de circulação, que parte será transformada em calçadão e parte em ciclovia. A outra via terá trânsito em dois sentidos. Haverá também nova iluminação pública e ornamental, além de paisagismo e implantação de mobiliário urbano. A extensão da avenida é de 1,2 mil metros entre as pontes do Mirante e do Shopping.
Projeto
A avenida Renato Wagner é foco da primeira fase do projeto urbanístico de mobilidade do complexo da Rua do Porto. O investimento estimado para a revitalização da via é de R$ 4,5 milhões. A iniciativa propõe a estruturação urbana, ambiental e de mobilidade do sistema de parques lineares às margens do rio Piracicaba e é realizada por meio da Secretaria de Turismo em parceria com as Secretarias Municipais de Trânsito e Transporte, Obras e Defesa do Meio Ambiente, além do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap).
Quando concluído, o projeto vai compreender a área que engloba a avenida Renato Wagner, avenida Alidor Pecorari, avenida Beira Rio e os parques da Rua do Porto João Hermann Neto e Lazer do Trabalhador. Durante apresentação do projeto, em julho de 2015, o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) disse que a avenidas Renato Wagner constitui área relativamente degradada e mal utilizada. Por isto, a ideia da ação é requalificar e integrar o espaço com as demais áreas e equipamentos públicos da orla do rio.
Na segunda etapa das obras, que ainda não tem data prevista para começar, o projeto prevê construir um parque na área arborizada da margem do rio, que receberia mais uma pista de caminhada e mais uma ciclovia, além de playground, paisagismo e iluminação. Está prevista, ainda, a construção de três decks com avanço sobre o rio Piracicaba, como um espaço de contemplação e valorização do manancial.
FONTE: Gazeta de Piracicaba