
Muitos têm, e não sabem o que é! Uma “ feridinha “ normalmente nos lábios, que insiste em aparecer em episódios de baixa de resistência do nosso organismo, como resfriados, febres, ou mesmo em situações de stress.
A herpes normalmente começa com uma leve coceira no local onde vai surgir; depois aparecem “bolhinhas” com líquido dentro (vesícula), que ao se romper forma uma ferida. Essa ferida vai secando, formando uma crosta e finalizando o ciclo, em torno de 10 a 15 dias.
A herpes é causada por um vírus e é altamente contagiosa de pessoa para pessoa, em contato direto com a ferida, ou por objetos contaminados, como talheres, copos e toalhas. A herpes também pode se alastrar na própria pessoa, ao se passar a mão sobre a lesão e levar a mão a outras partes do corpo.
A fase de maior contágio é quando a bolha se rompe, soltando o líquido.
As bolhas e lesões da herpes podem ser bastante dolorosas e podem surgir nos lábios, gengivas, língua, no céu da boca, no interior das bochechas e por vezes na rosto e no pescoço. Também pode causar sintomas como febre e dores musculares. O episódio inicial pode ser leve ou grave, e normalmente acontece em crianças entre um e cinco anos de idade.
Quem tem herpes uma vez, sempre terá ! Por isso, é importante consultar um cirurgião dentista, para prescrição de um medicamento que poderá ser utilizado todas as vezes que a ferida aparecer. O medicamento, faz o ciclo da doença terminar mais rápido, e muitas vezes consegue controlar o tamanho da ferida para que a mesma não cresça muito , e amenizar a dor.
Os seguintes cuidados devem ser tomados durante um episódio de herpes:
- Uso do medicamento indicado;
- Nunca furar as vesículas;
- Evitar beijar ou falar muito próximo de outras pessoas, principalmente de crianças;
- Separar todos os utensílios de uso pessoal, como talheres, copos e toalhas de rosto e banho.
- Se tiver consulta odontológica agendada durante um episódio de herpes, e o tratamento não for urgente ( de dor) , a consulta deverá ser reagendada.















