21-03-001.jpg

Com investimento de R$ 600 milhões, a Mercedes -Benz inaugurou na quarta-feira (23) sua fábrica em Iracemápolis. A empresa iniciou a produção do sedã Classe C com um quadro de 600 funcionários.

A expectativa da montadora alemã é criar cerca de 750 empregos na fábrica até o fim deste ano. O número pode chegar a mais de 3.000 empregos, considerando as vagas indiretas criadas na região.

A inauguração da Mercedes contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); do ministro de Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto; do secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Carlos Gadelha; do secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, e do prefeito de Iracemápolis, Valmir Gonçalves de Almeida (PSD), além de executivos da empresa, fornecedores, colaboradores e imprensa.

As crianças e adolescentes do projeto Guri, dos pólos de Iracemápolis e Piracicaba, fizeram duas apresentações na solenidade de inauguração, que foi conduzida pela apresentadora de TV, Didi Wagner.

.21-03-005.jpg

O primeiro discurso foi feito pelo presidente da Mercedes- Benz do Brasil e CEO da América Latina, Philipp Schiemer, que destacou o atual quadro de funcionários. Ele disse que 30% dos trabalhadores são de Iracemápolis, 80% são profissionais da região, sendo 20% deles, mulheres — uma delas líder de produção —, e 20% pessoas com mais de 40 anos. “Estamos ajudando a realizar sonhos de muitas pessoas em um país, que nos acolheu há 60 anos. Fomos pioneiros na fabricação de caminhões e ônibus no Brasil e, com a fábrica de Iracemápolis, vamos nos tornar a única empresa do setor automobilístico na América Latina a produzir automóveis, caminhões, ônibus e vans”, afirmou.

Com capacidade para produzir 20 mil veículos ao ano, a fábrica de Iracemápolis já iniciou a fabricação do sedã Classe C e, a partir do segundo semestre, também vai produzir o utilitário esportivo GLA. O primeiro Classe C fabricado em Iracemápolis foi apresentado no final da cerimônia. “Há pouco mais de um ano, estive aqui no lançamento da pedra fundamental. Mantivemos o planejamento mesmo em um momento difícil da economia, o que demonstra que estamos preparados para seguir em frente. Sabemos do potencial do mercado brasileiro”, disse.

O sedã Classe C e o utilitário GLA representam cerca de 70% das vendas de automóveis da Mercedes-Benz no Brasil. A nova fábrica faz parte da estratégia da montadora alemã de liderar o mercado global de automóveis premium até 2020. “Temos planos ambiciosos para o mercado brasileiro. Escolhemos instalar a fábrica em Iracemápolis pela localidade, que proporciona infraestrutura e fornecedores. Esta planta será a mais flexível de todas da rede da Mercedes. Vamos construir carros no Brasil para os brasileiros com alta tecnologia e qualidade”, informou o membro do Board Mercedes-Benz Automóveis, Produção e Logística, Markus Schafer.

AMPLIAÇÃO — A indústria está instalada em área de 87 alqueires à margem da rodovia que liga Iracemápolis a Santa Bárbara d’Oeste. De acordo com o proprietário da Construcione, que fez a obra da Mercedes, José Cione Filho, o projeto original, que foi entregue na quarta, contempla 93 mil m2 de área construída. “Já iniciamos as obras de ampliação do complexo em mais 8 mil metros quadrados”, disse.

A unidade de Iracemápolis é a terceira da companhia no país, mas a única de veículos de passeio. A primeira fábrica da Mercedes no país fica em São Bernardo do Campo. Em todo o mundo há 26 fábricas da montadora alemã.

 

 

FONTE: Gazeta de Piracicaba