Rio Piracicaba chegou ao estado de alerta nesta quinta-feira (Foto: Edijan Del Santo/EPTV)

O Rio Piracicaba entrou em estado de alerta nesta quinta-feira (3) após as fortes chuvas dos últimos dias. De acordo com o sistema de telemetria do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), o nível do manancial chegou a 4 metros, na altura da Ponte Pênsil, o que equivale a um aumento de 130% em relação à média de junho, que é de 1,74 metros. Segundo os dados, o reservatório atinge a situação de alerta com 3,70 metros.

A vazão do Piracicaba também está 328% maior do que a média do mês e chegou a 400 mil litros de água por segundo na manhã desta quinta-feira. O esperado para junho é 93,25 mil litros. Se atingir a profundidade de 4,70 metros, o manancial atinge a situação de estravasamento.

Em janeiro deste ano, o Piracicabatransbordou após fortes chuvas que atingiram o município. Com a cheia, famílias que moram na Rua do Porto tiveram que ser retiradas da região. Durante o alagamento, o rio ficou com aproximadamente 6,5 metros.

Na noite de quarta-feira (1), uma forte chuva com ventos e granizo atingiu Piracicaba. O temporal provocou alagamentos, quedas de árvores, danificou estruturas e deixou 22 mil pessoas sem energia por pelo menos duas horas. Foram cerca de 10 minutos para que trechos de três das principais avenidas do Centro ficassem debaixo d’água.

De acordo com o posto meteorológico da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da USP em Piracicaba, foram 18,5 milímetros de precipitação desde quarta-feira. Em Limeira, o temporal também causou estragos e derrubou aproximadamente 100 árvores. 19 mil clientes ficaram sem energia, de acordo com a Elektro. Já em Nova Odessa, o hospital municipal ficou alagado.

Previsão do tempo
Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), a previsão de chuvas continua em Piracicaba e segue até sábado (4). A temperatura mínima prevista para esta sexta-feira é de 17 graus, enquanto a máxima é de 23.

 

FONTE: G1