BAHIA2O Sindicato dos Metalúrgicos, a Força Sindical e as demais Centrais Sindicais, estão em busca de alternativas para driblar a crise no setor e principalmente combater o desemprego, e uma das alternativas é o programa de Renovação da Frota Automotiva.

A proposta é acabar com os estoques encalhados nas montadoras, como por exemplo, caminhões com mais de 30 anos seriam trocados por outro menos usado. Automóveis e motos com mais de 15 anos por um zero-quilômetro. O carro seria reciclado ou sucateado e o interessado receberia um crédito.

A Renovação da Frota Automotiva tem como objetivo é criar milhões de empregos. Países como Japão, EUA, Alemanha e México, já utilizam o programa.

Hoje, o Brasil tem um dos maiores setores automotivo, e o projeto funcionaria como um mecanismo para garantir empregos nas montadoras, pois para cada emprego criado outros 18 são gerados.

O programa de Renovação da Frota Automotiva contribuirá também com a redução de emissão dos poluentes, pois um veículo antigo polui mais que um novo. Irá trazer segurança ao usuário, como também mais economia e produtividade, devido ao custo dos veículos novos serem consideravelmente mais baixo. A produtividade no trabalho também aumentaria.

A Renovação da Frota Automotiva é uma saída para atenuar a crise que se instala no País, mas para isso é necessário fortalecer o programa. Por isso, nós metalúrgicos devemos nos unir e pressionar o Governo Federal para a aprovação da proposta.

Com a Renovação da Frota Automotiva o País só tem a ganhar, pois milhões de empregos serão gerados, as vendas do mercado interno recuperadas, a Indústria Nacional se fortalecerá e teremos principalmente a volta do crescimento do País.

 

José Florêncio da Silva, o Bahia, presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e região