Imagem de um dos veículos, equipado com seis câmeras, GPS e leitor de placas

Na próxima segunda-feira, 11 de julho, começa a valer a fiscalização do estacionamento rotativo pago, a Zona Azul Digital (ZAD), na cidade. Dois veículos, equipados com câmeras panorâmicas, GPS e leitor de placas, vão fiscalizar 4.477 vagas regulamentadas.
Os equipamentos instalados no teto dos automóveis de monitoramento terão a capacidade de transmitir, em tempo real, os dados das placas dos veículos estacionados na ZAD para a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) e para a Polícia Militar (PM).
“Os veículos que estiverem com o horário do estacionamento vencido, tenham revalidado o tíquete com o carro no mesmo local por mais de duas horas ou estejam usando as vagas sem o pagamento da Zona Azul serão autuados pelos agentes de trânsito. Com os dados enviados ao sistema da PM, a corporação terá capacidade de identificar os veículos roubados ou furtados que estão estacionados na ZAD”, disse o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira.
De acordo com a Semuttran, o formato de gerenciamento está de acordo com as resoluções nº 471 e 532 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
A novidade foi anunciada em dezembro do ano passado. Desde então, a Estapar, em parceria com a Semuttran, trabalhou para realizar os ajustes necessários para a implementação do serviço, o que incluiu o georreferenciamento de todas as vagas da ZAD. Todos os testes realizados tiveram sucesso.
“Com este novo formato, Piracicaba entra para a lista das mais modernas do mundo no gerenciamento e controle das vagas do estacionamento rotativo, trazendo mais transparência para o usuário e o Poder Público”, destacou Adelcio Antonini, diretor da Estapar.
Para Paulo Roberto Checoli, presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), a fiscalização, além do uso irregular das vagas, permitirá a identificação dos veículos roubados – facilitando o trabalho da Polícia Militar.
“O sistema irá avisar, instantaneamente, por meio da leitura de placas do veículo, via tecnologia OCR (sigla em Inglês para ‘reconhecimento óptico de caracteres’), se o veículo é roubado. É mais um importante instrumento de segurança para comerciantes e clientes que utilizam a Zona Azul”, reforça.
Os veículos têm seis câmeras cada um, GPS e leitor de placas. As placas dos automóveis registradas na ZAD serão identificadas e as imagens enviadas para o sistema da Semuttran. Quando for identificado um veículo irregular, um alerta será enviado para o sistema e o agente da Semuttran receberá o aviso da irregularidade.
Registro
Para quem utiliza os parquímetros, é necessário informar a placa completa do carro no ato da compra do bilhete de Zona Azul. No fim do ano passado, os 198 parquímetros de Piracicaba foram adaptados e contam com um teclado para serem inseridas as letras e números da placa do carro.
Usuários do aplicativo Vaga Inteligente já contam com essa facilidade. Ao registrar os dados do veículo no App, as informações ficam salvas no sistema.
FONTE: Gazeta de Piracicaba