O início do segundo semestre letivo coincide com a abertura de 100 vagas de estágio oferecidas pela unidade do Ciee (Centro de Integração Empresa Escola) Piracicaba.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o número é estável, conforme informou a instituição.
Atualmente o banco de dados do Ciee conta com 5.000 candidatos cadastrados, todos com idade mínima de 16 anos.
A maior parte das oportunidades disponíveis são para os setores do comércio, serviços, indústrias e órgãos públicos.
O tempo médio para o preenchimento de uma vaga varia de três a sete dias.
De acordo com Marisa Cury, supervisora de atendimento do Ciee Piracicaba, tradicionalmente os inícios de semestre são marcados como os melhores momentos do ano para quem busca uma oportunidade de estágio. “Isso acontece devido ao fato de diversos universitários concluírem a graduação no encerramento do semestre anterior, gerando a abertura de novas oportunidades, mas isso não quer dizer que ao longo do ano não existam oportunidades”, afirmou.
No entanto, as vagas de estágio oferecidas pelo Ciee não se restringem apenas aos universitários.
“Há muitas vagas também para estudantes do ensino médio, que podem vivenciar experiências diversas, auxiliando na escolha da carreira que pretendem seguir. O estágio é, sem dúvida, uma oportunidade engrandecedora”, afirmou.
Marisa destaca que a crise econômica não afetou os programas de estágios das empresas. “Felizmente as empresas continuam abrindo oportunidades aos estagiários. Pode não ter havido um grande crescimento nas ofertas, mas pelo menos não houve queda no número de vagas. Isso acontece porque o estagiário, mesmo não substituindo um profissional graduado, tem custo diferenciado por não ter encargos social ou trabalhista e não gerar vínculo empregatício. Desta forma as empresas continuam investindo nos programas de estágio principalmente por formar profissionais conforme suas necessidades, que poderão ser contratados futuramente”, disse.
Segundo o Ciee na maior parte das empresas os estagiários acabam sendo efetivados. “Por isso nós recomendamos que o estagiário se dedique bastante e busque aumentar o conhecimento. O próprio Ciee oferece cursos para que eles se mantenham atualizados”, disse Marisa.
Os interessados em um estágio podem se cadastrar pelo site ciee.org.br e pelo telefone (19) 3447-7300.
Estudantes destacam importância do estágio
Por intermédio do Ciee (Centro de Integração Empresa Escola) a estudante do quinto ano de ciência dos alimentos na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Jéssica Fernanda Scatolin Russo, 22, conseguiu há um mês, uma oportunidade de estágio no departamento de pesquisa e desenvolvimento de produtos na Sanavita, empresa situada no distrito industrial Unileste que atua na produção de alimentos funcionais.
“O estágio me possibilitou uma experiência diferente da que tive durante o curso, a rotina na empresa é muito diferente. Aqui pude aprender muito e vivenciar na prática o conteúdo teórico que recebi na universidade. Neste primeiro mês já percebi que a área de pesquisa é a que eu quero atuar profissionalmente, além das pessoas que conheci que se tornaram importantes contatos para o futuro da minha carreira”, disse.
Há um ano e meio, Genilson dos Santos Silva, 29, é estagiário no CCP (Clube de Campo de Piracicaba), onde atua na orientação dos associados durante a prática de atividades esportivas.
Aluno do último ano do curso de educação física na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Silva iniciou o estágio focado na área de musculação, mas descobriu na natação um novo campo de trabalho.
Ele destacou os benefícios obtidos durante o estágio. “Meu contrato encerra no fim do ano, e considero este o período mais importante da minha vida profissional, pois pude entrar em contato com profissionais que já atuam na área com quem aprendi muito e abri uma vantagem enorme”, afirmou.
FONTE: Jornal de Piracicaba















