Os metalúrgicos do Estado de São Paulo estarão dando início a mais uma Campanha Salarial a partir de Setembro. Certamente será uma Campanha dificílima diante dos sérios problemas enfrentados pelo setor em particular e pela economia retraída em geral.

O quadro de recessão, as expectativas de uma recuperação econômica lenta e o permanente fantasma do desemprego trará, por parte dos patrões, mais do que a usual má vontade em negociar, um quadro absolutamente negativo diante das reivindicações dos trabalhadores, sem que tenhamos muitos argumentos contrários.

Mas talvez seja justamente esse o momento de demonstrarmos nossa capacidade de organização e de conquistas. Sabemos da realidade patronal e das dificuldades pelas quais o país vem passando mas, certamente, sabemos sobretudo que a responsabilidade por toda esta crise não é dos trabalhadores e, portanto, não vamos admitir que nos sufoquem ainda mais ou que punam exatamente aqueles que constroem a riqueza do país.

Sempre com o foco na negociação e na manutenção dos postos de trabalho neste momento mais crítico, estamos ´preparados através da mobilização para garantirmos nossas conquistas que constam em nossa Convenção Coletiva.

Sabemos das dificuldades que enfrentaremos em nossa Campanha Salarial de 2016. Sabemos de todo o discurso patronal e governamental das dificuldades econômicas. Mas sabemos, acima de tudo, de nossos direitos conquistados através dos tempos e dos quais não abriremos mão, organizados e mobilizados junto à categoria metalúrgica do Estado de São Paulo.

 

Claudio Magrão

Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo