A Câmara de Vereadores aprovou na semana passada, a criação de 157 cargos de auxiliar de ação educativa na rede municipal de ensino. No final de junho o projeto foi enviado à Casa para apreciação em plenário. Os profissionais serão empregados por concurso público. A carga horária para a função é de 40 horas semanais. A escolaridade mínima exigida é o ensino médio completo e o salário previsto é de R$ 1.746,92. A criação dos cargos atenderá demanda das escolas infantis e de ensino fundamental, segundo a Secretaria Municipal de Educação. O profissional acompanhará também crianças com deficiência durante o período de aulas.
Ainda conforme a Pasta, na ocasião do envio do projeto à Câmara, todas as escolas de educação infantil contam com auxiliares de ação educativa, totalizando 167 profissionais na rede. “O auxiliar de ação educativa ajuda os professores na execução das atividades que abrangem o binômio ‘educar e cuidar’: atividades pedagógicas, recreativas, higiene e saúde”, informou. A contratação, vedada pela lei eleitoral a partir de 2 de julho, só ocorrerá no ano que vem.
Na justificativa do projeto enviado à Câmara, o prefeito Gabriel Ferrato (PSB) destacou que os empregos já criados para esta função, em sua maioria, foram direcionados a substituir professores efetivos em seu horário individual de estudos e, também, nos 15 minutos obrigatórios de intervalo em sua jornada de trabalho. O prefeito ainda citou que, “com o aumento de 959 novas matrículas em relação a 2015 e, consequentemente, o aumento de 183 professores contratados no início deste ano, aflora um déficit nos empregos”.
Havia concurso público vigente para a função, mas que expirou em 16 de julho. Ainda de acordo com a Pasta, um novo concurso público já foi autorizado pelo Executivo e encontrava-se em tramitação na Secretaria de Administração para encaminhamentos burocráticos, também à época. A contratação ocorrerá a partir do ano que vem, gradativamente, conforme necessidades da SME, após a realização e homologação do concurso.
FONTE: Jornal de Piracicaba
















