A Primavera, que começou nesta quinta-feira (22), às 11h21, vai durar 89 dias, 20 horas e 34 minutos, até o dia 21 de dezembro. Em 2016, a estação das flores terá temperaturas mais amenas do que as verificadas nos dois anos anteriores, que estavam sob a influência do El Niño, informa o Instituto Climatempo.
Nos primeiros dias da Primavera, os dias e as noites terão a mesma duração, comenta o astrônomo Nelson Travnik, do Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum (OAPES), da Secretaria Municipal de Educação.
“Quando o Sol na constelação de Virgem cruzar o Equador Celeste, nesta quinta-feira (22), às 11h21, estará acontecendo o início da Primavera no Hemisfério Sul e, concomitantemente, o Outono no Hemisfério Norte. Ambos são conhecidos como equinócios (do latim aequinotium), dia igual à noite”, explica Travnik. “Mas, no decorrer da estação, os dias vão, gradativamente, aumentando até chegar ao dia mais longo do ano, o 21 de dezembro, que marca o início do Verão”, acrescenta.
De acordo com o astrônomo, as linhas do Trópico do Capricórnio, no Hemisfério Sul, e do Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte, são os lugares de maior significação para a Terra como planeta. Isso porque essas linhas são determinadas pelo movimento orbital da Terra ao redor do Sol e pela inclinação de 23° 44’ que mantém nosso planeta em relação ao Sol, à medida que percorre sua órbita.
“Em nosso Estado, a linha do Trópico do Capricórnio (23° 27’) passa próximo à cidade de Atibaia, onde existe uma placa informativa às margens da Rodovia dos Bandeirantes”, afirma.
Durante o ano, o Sol se desloca diariamente entre os horizontes Leste e Oeste, Mas, é somente por ocasião dos equinócios que se pode verificar que o astro-rei nasce rigorosamente a Leste e se põe a Oeste. “Afora essas épocas, é um erro generalizar que o Sol nasce a Leste e se põe a Oeste, mas sim que nasce no quadrante leste e se põe no quadrante Oeste”, observa Travnik.
Em nossa região, o Sol nasceu nesta quinta às 05h55, e se porá às 18h02, diz o astrônomo. A passagem meridiana ocorreu às 11h59.
“O fenômeno das estações do ano oferece uma excelente oportunidade para que as escolas trabalhem o assunto com os alunos, ampliando seus conhecimentos sobre o planeta em que vivemos e a importância de conhecer o mecanismo das estações do ano”, fala Travnik, que reitera o convite para as pessoas “observarem todas essas maravilhas do céu da Primavera” no Observatório Astronômico de Piracicaba, no quilômetro 3 da Rodovia Fausto Santomauro (SP-127), que liga Piracicaba a Rio Claro, com entrada gratuita.
Segundo a meteorologista Michele Fernandes, do Climatempo, este ano o Brasil pode ficar sob influência da La Ninha, fenômeno climático que vai provocar o retardo da época das chuvas. “Então, teremos setembro, outubro e novembro com médias pluviométricas inferiores à média da estação. Mas em dezembro, teremos chuva acima da média”, conta. Quanto às temperaturas, “serão dias mais amenos com temperaturas mais brandas do que as registradas em 2014 e 2015”.
FONTE: Gazeta de Piracicaba