A instituição Anhembi Morumbi foi selecionada pelo MEC (Ministério da Educação) para oferecer o curso de medicina em Piracicaba. A lista final com a classificação e autorização do funcionamento de cursos de medicina foi publicada terça-feira (27) no Diário Oficial da União. São 39 municípios selecionados no país com a oferta de 2.460 novas vagas, sendo 75 em Piracicaba.

Conforme a portaria nº 545, editada segunda-feira (26), as instituições selecionadas deverão comparecer ao MEC, na Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior), entre hoje e o dia 11 de outubro, para entrega da garantia de execução e posterior assinatura do termo de compromisso, conforme previsto no edital (nº 06/2014).

As próximas fases, segundo o Ministério incluem o monitoramento da implantação dos projetos apresentados pelas instituições — o que pode durar entre três e 18 meses dependendo da proposta selecionada; e, ao final do processo, expedição dos atos autorizativos de funcionamentos dos cursos pelo MEC. Os cursos são privados e não há recurso público.

Ainda de acordo com o Ministério, a implantação do curso deve acontecer até 18 de junho de 2018. A Anhembi Morumbi, pertencente à Rede Internacional de Universidades Laureate, informou que sente-se honrada por ter sido selecionada e entende que esta é uma oportunidade de contribuir para a formação de um número maior de médicos necessário para atuar na cidade e região. “Entretanto, alguns trâmites deverão ser cumpridos até o dia 11 de outubro, com a finalização do processo”, informou.

A instituição citou que oferece moderna infraestrutura e que o curso de medicina foi reconhecido com conceito 5 no MEC. Hoje, a Anhembi Morumbi não tem campus na cidade, mas um polo de atendimento para alunos de graduação e pós-graduação online. O prefeito Gabriel Ferrato (PSB) disse que ter uma faculdade de medicina na cidade “é a realização de um sonho de mais de 30 anos”. “A conquista é resultado de uma luta intensa do governo, junto à Secretaria de Saúde. A faculdade de medicina vai nos ajudar em um futuro breve a formar profissionais da saúde na cidade e passaremos a ter menor dificuldade na contratação de médicos para a nossa rede pública, bem como qualificá-los. Piracicaba se tornará um polo importante em saúde no Estado e no país”, afirmou.

Segundo Ferrato, o próximo passo é conhecer a instituição Anhembi Morumbi “e saber quais são suas intenções para acelerarmos o processo de implantação”. Pleiteante, a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), que já havia entrado com recurso ao Ministério, informou que tem “todas as condições exigidas para criação e instalação de um curso de medicina de qualidade”, e, portanto, não aceita o resultado da licitação.

Segundo o reitor Gustavo Alvim, houve mudanças nos critérios de avaliações durante o certame que acabaram por beneficiar as instituições de fins lucrativos. “Não se pode aplicar a instituições de diferentes naturezas os mesmos critérios de análise financeira, ou seja, não podem ser aplicados a instituições de fins não-econômicos os mesmos critérios que são aplicados a sociedades lucrativas. Pleitearemos na Justiça, a avaliação de edital, para fazer valer nossos direitos”, disse.

 

FONTE: Jornal de Piracicaba