A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) vai lançar um curso em convênio com a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) para capacitar pessoas com deficiência, chamadas PCD, para o mundo do trabalho. A iniciativa deve ocorrer ainda neste ano e é diferente das capacitações oferecidas pela pasta até o momento, informa o secretário Carlos Beltrame.
“Essa proposta não é a capacitação profissional, mas como a pessoa com deficiência deve se comportar na empresa, quais dificuldades podem encontrar e ter de superar. Da mesma forma, serão atendidas as empresas que contratam deficientes, sobre como elas devem receber esses funcionários”, afirmou.
A ideia de oferecer esse suporte surgiu da experiência que a Semtre tem no atendimento a pessoas com deficiência.
“Desde janeiro deste ano, foram atendidas mais de 200 pessoas com deficiência, e encaminhadas para processos seletivos, respeitando sempre a adequação dos candidatos ao perfil da vaga. Para apoiar a inserção da PCD e conscientizar as empresas, a Semtre organizou o Comitê para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (COMIT-PCD), criado pelo decreto número 16.311/2015, do qual fazem parte 16 diferentes instituições, contando também com o apoio da Comissão Municipal de Emprego, INSS e Ministério do Trabalho. Este comitê dentre outras atividades acompanha as ações realizadas pela Semtre junto às pessoas com deficiência”.
Ainda com objetivo de promover a inclusão, a Semtre reserva 10% das vagas de todos os cursos de qualificação para pessoa com deferência. “Também já oferecemos curso específico para PCD e agora vamos iniciar essa nova orientação, para proporcionar que o PCD consiga uma colocação no mercado de trabalho”, disse Beltrame.
Desde janeiro a secretaria passou a promover um trabalho diferenciado com atendimento especializado para a inclusão. Os setores de captação de vagas e intermediação de mão de obra do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), contam com servidores qualificados para o atendimento, inclusive na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Jovem procura oportunidade
Há dois anos, Reinaldo Samuel de Araújo, 23 anos de idade, que tem deficiência intelectual leve, está à procura de emprego. Seus pais, Reinaldo Aparecido de Araújo, 50 anos de idade, motorista desempregado e Isabel Cristina de Araújo, 49 anos de idade, auxiliar de limpeza, reclamam que o filho participa de entrevistas, mas não é chamado.
“Ele precisa trabalhar para comprar as coisas para ele, para ter uma atividade. O médico diz que ele não pode ser aposentado, então precisa trabalhar”, disse a mãe.
Ele já trabalhou por um ano e meio na linha de produção, por indicação do Centro de Reabilitação de Piracicaba (CRP). E já foi encaminhado pela Semtre. “Nós vamos com ele na entrevista, mas os recrutadores não dos deixam explicar as suas limitações e acreditamos que por isso ele não está recebendo a chance que merece”, disse o pai.
FONTE: Gazeta de Piracicaba
















