Acelerar a retomada dos investimentos na cidade, este é um dos objetivos do Ciclo de Desenvolvimento Econômico, que teve início (17/07), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi).

O Ciclo é de iniciativa do secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, José Luiz Ribeiro e foi fomentado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, Simespi, Acipi, e Prefeitura Municipal. Conta também com o apoio da Gazeta de Piracicaba.

Durante o Ciclo cada empresa irá expor a sua visão em relação a quatro eixos temáticos: perspectivas da economia mundial; economia brasileira; ambiente de negócios para Piracicaba e região; como sua empresa pode se tornar um fornecedor. O primeiro palestrante foi o presidente da Caterpillar, Odair Renosto.

Odair Renosto inicialmente fez um panorama sobre a Caterpillar, enfatizando a questão dos empregos já gerados pela empresa. Falou também sobre planejamentos estratégicos em períodos de baixa e dicas de perspectivas de negócios como investir em novos modelos, engajamento e transparência. “Este Ciclo de Desenvolvimento Econômico é uma oportunidade para as empresas de diversos setores. Elas poderão ter uma visão mais clara de como se tornar fornecedoras de grandes empresas”, destacou.

O mediador da palestra foi o secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, José Luiz Ribeiro. “Isto é um momento histórico, onde as empresas se unem para pensar na cidade. Nós temos que ter uma visão de futuro, de geração de emprego, de empresas capacitadas para exportar e buscar soluções para o emprego”, disse.

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, destacou a importância do Ciclo. “temos empresas boas na cidade e elas podem ser fornecedoras das Multinacionais”, comentou.

Segundo o presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, José Florêncio da Silva, Bahia, “este evento é uma oportunidade para o público conhecer as grandes empresas da cidade, e com isto podem surgir negócios e empregos”, destacou.

Após a apresentação sobre a Caterpillar, o gestor de compras da empresa, Gustavo Pereira, informou sobre os requisitos que as empresas devem ter para se tornarem fornecedoras. Ao final, o público pode fazer perguntas aos palestrantes.

O Ciclo de Desenvolvimento Econômico conta ainda com mais três palestras que serão apresentadas pelas empresas Raízen, no dia 08 de agosto, por Pedro Mizutani. No dia 15 de agosto será a vez de Ricardo Martins, diretor executivo da Hyundai Motor Brasil. E no dia 05 de setembro, será a vez do diretor da ArcelorMittal, Luiz Augusto de Arruda Penteado.

Para Wagner da Silveira, Juca, secretário-geral do Sindicato, “foi um importante diálogo desenvolvido para buscar ações para os problemas que a crise vem causando”, destacou.