O Sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista e tem como objetivo principal, a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados.

São os Sindicatos que organizam e mobilizam os trabalhadores. É a melhor instituição para assegurar o cumprimento dos direitos e denunciar abusos pois, o contato direto com os trabalhadores traz o conhecimento das circunstâncias e das ocorrências que ferem a lei, os acordos e a Convenção Coletiva.

Foi através da luta persistente do movimento sindical que muitos benefícios foram            adquiridos, cito como exemplo os acordos de PLR (Participação nos Lucros e/ou            Resultados), que para sair do papel precisou de muita pressão dos sindicalistas.

Em Piracicaba, os acordos de Plrs feitos por nosso Sindicato se tornaram referências para inúmeras negociações realizadas em todo país.

E principalmente neste período pelo qual atravessamos uma crise econômica, com ataques nos nossos direitos, que é necessário intensificarmos a nossa luta. ​É preciso mudar esta realidade e lutar pela volta do desenvolvimento do País.

Em 2017, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, completa 70 anos, de uma luta em prol dos direitos dos trabalhadores. É uma entidade que compreende o trabalhador, sobretudo como um cidadão. Oferece um tratamento diferenciado voltado às necessidades das crianças, jovens, adultos, idosos, enfim de toda a família.

Lutar por um país decente para se viver, com igualdade e oportunidades para todos, este é um dos grandes objetivos do nosso Sindicato.

Trabalhador! Valorize o seu Sindicato. Associe-se, participem das Assembleias. Faça cumprir seus direitos. Só continuaremos a ter benefícios se pensarmos em todos e nos mantivermos juntos.

 

José Florêncio da Silva, Bahia, presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e região