Uma multidão cercou o quarteirão da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre) na manhã desta segunda-feira (28). A fila de cerca de 1,2 mil candidatos a vagas de emprego foi porque uma empresa do ramo atacadista anunciou a abertura de 240 postos no município. A fila serpenteou a área do quadrilátero formado pela avenida Armando de Salles Oliveira e pelas ruas Monsenhor Manoel Francisco Rosa, Regente Feijó e Governador Pedro de Toledo.
O primeiro da fila, o rapaz Alexandre Henrique Cypriano, 18 anos de idade, chegou ao local às 22h40 do último domingo (27). “Estou atrás do meu primeiro emprego. Fiquei sabendo da oportunidade pelo Facebook, estou em busca de uma vaga que não exige experiência”, afirma.
Nesta segunda-feira (28), a Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre) teve “um dia atípico”, reconhece o secretário Evandro Evangelista, que, por volta das 11 horas reuniu-se com sua equipe para decidir a suspensão da distribuição de senhas.
“Tivemos que tomar essa decisão porque não adianta criar uma falsa expectativa nas pessoas”, declarou. “Não pode uma pessoa ficar 24 horas numa fila e chegar aqui e não ter a possibilidade de uma vaga”, acrescentou. Segundo a assessoria da Semtre, em dias normais o Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) oferece uma média de 30 vagas.
Nesta segunda-feira, os atendimentos duravam cerca de um minuto, estimou uma técnica da Semtre. Candidatos com o perfil exigido saíram do local com uma carta de encaminhamento para a entrevista, que será realizada em data futura e local ainda indefinido. Uma porta-voz da empresa informou que a primeira admissão deve ser feita no dia 11 de setembro, e que a unidade do mercado atacadista da cidade deve ser inaugurada entre os dias 23 e 25 de outubro.
O piracicabano Wagner Pereira Gomes Toledo, 34 anos, que estava com a senha 989, havia chegado na fila às 7h30. “Até a hora da janta a gente sai daqui. Estou disposto a pegar o que Deus preparar para mim, pode ser fiscal de loja, caixa, no setor de hortifruti ou outro posto que se encaixar no meu perfil. Amém! Não dá para escolher na situação atual”, comentou.
“Eu estou procurando uma vaga administrativa. Sou formada em administração, estou desempregada há dois anos e tentando me recolocar no mercado”, contou Eliana Cruz, 43 anos de idade, que tinha a senha 696. Às 11 horas, o último da fila era o desempregado piracicabano John Richard, 30 anos de idade. “Estou procurando uma vaga na área da Expedição. Vai da sorte, é igual jogar na loteria”, falou.
As vagas foram disponibilizadas pela CAT, da Semtre, para as seguintes ocupações: chefe de seção perecíveis; chefe de seção hortifruti; chefe de seção mercearia; chefe de seção depósitos; chefe de seção recebimentos; chefe de seção frente de caixa; chefe de prevenção de perdas; chefe administrativo; operador de loja pleno perecíveis; operador de loja pleno mercearia; repositor; cartazista; técnico de manutenção; auxiliar de manutenção; nutricionista; cozinheiro; auxiliar de cozinha; operador televendas; conferente; operador de empilhadeira; auxiliar de depósito; auxiliar administrativo; cadastro, fiscal de caixa; operador de caixa; empacotador; auxiliar de recursos humanos; e fiscal de loja.
FONTE: Gazeta de Piracicaba