Enfim, chegamos ao final de mais um ano. Um ano difícil que exigiu muita mobilização da categoria. A união da diretoria do Sindicato juntamente com os trabalhadores foram fundamentais para o sucesso de nossa de luta.

Participamos de várias passeatas e manifestações. Estivemos em Brasília, São Paulo, realizamos várias assembleias nas portas das empresas, lutando em prol dos direitos dos trabalhadores. Protestamos contra as reformas Trabalhistas e da Previdência Social, pelo fim da terceirização, contra as privatizações, por emprego, pela renovação da Convenção Coletiva, dentre outros.

Foi um ano de muito trabalho, e todas estas ações foram determinantes para alcançarmos as nossas conquistas. Mas, temos ainda muitos desafios pela frente e o desemprego é um deles. Dados recentes divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que existem ainda 12,7 milhões de pessoas desempregadas no país, e isto precisa mudar.

A nossa luta não se encerra neste ano que termina, mas sim continua, pois temos uma reforma previdenciária pela frente e também eleições presidenciais.

Precisamos mais do que nunca trabalhar unidos pela construção de um país melhor e mais justo. É preciso estabelecer ações que gerem empregos, educação, saúde, dentre outras medidas que façam que o Brasil se torne um país melhor para se viver.

Só conseguiremos avançar se estivermos unidos em torno de uma causa. Mas vamos em frente.

Aos associados, amigos e parceiros, que nos acompanharam durante o ano fica o nosso agradecimento. Desejamos a todos um feliz natal e um 2018 de saúde e paz.

José Florêncio da Silva, Bahia, presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região