Após 60 milímetros de chuva em 12 horas, Rio Piracicaba entra em estado de atenção

pós a chuva desta quinta-feira (11), o Rio Piracicaba entrou em estado de atenção, com 3,25 metros de profundidade. De acordo com informações do Sistema de Telemetria dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), choveu 23% da média história esperada para janeiro em cerca de 12 horas.

Segundo o PCJ, a média de chuva de janeiro é 246,9 milímetros. Das 18h de quinta-feira até às 6h desta sexta (12), a quantidade foi de 58 milímetros. Com isso, o nível do manancial subiu de 2,23 metros para 3,25. O rio transborda em 4,70 metros.

A vazão do manancial também subiu e estava em 244,08 mil litros por segundo às 9h30 desta sexta.

Previsão

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a sexta feira continua chuvosa. A probabilidade de precipitação é de 80% e o dia vai ser nublado, com pancadas de chuva que podem ser fortes e com trovoadas a qualquer hora do dia. A temperatura máxima é de 25ºC.

Já no sábado, a mínima é de 19ºC e a máxima de 24ºC, com probabilidade alta de chuva também e céu nublado durante o dia. A umidade relativa do ar fica acima de 76% durante todo o dia.

Chuva

Ruas e avenidas ficaram alagadas durante a chuva que atingiu a cidade na noite de quinta-feira. Carros foram arrastados e pessoas tiveram que deixar os veículos com ajuda do Corpo de Bombeiros. Dois imóveis foram invadidos pela água, segundo a Defesa Civil.

Houve pontos de alagamento no cruzamento entre as avenidas Independência e Armando Salles e na Avenida 31 de Março. Só na avenida Independência, quatro veículos ficaram presos com água até a altura das rodas. Um posto de combustíveis também foi atingido e funcionários tiveram que se abrigar. As ruas do entorno do Teatro Municipal Dr. Losso Netto foram alagadas.

FONTE: G1 Piracicaba