Deve começar em março o funcionamento do Hospital Regional de Piracicaba ‘Zilda Arns’. A solenidade de inauguração está prevista para ocorrer entre os dias 28 e 30 de março. A data exata depende da agenda do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A informação é do prefeito Barjas Negri (PSDB).
Ele anunciou a possibilidade da inauguração no próximo mês, durante a visita do vice-governador Márcio França (PSB), na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). “A inauguração do Hospital vai aliviar a demanda por internações nos hospitais que temos em toda a região”, afirmou Barjas.
De acordo com o diretor-técnico da Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-X), o médico Hamilton Bonilha, o Hospital começará o atendimento pelas consultas ambulatoriais de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.
“Essas consultas estão previstas para iniciar em março, independentemente da inauguração oficial, mas também não há uma data exata definida para o início. Elas irão fazer a triagem dos pacientes que necessitam de cirurgia. Depois, a partir de abril, começam as cirurgias e a previsão para a internação de pacientes críticos em oito leitos de UTI”, explicou.
Segundo Bonilha, esse cronograma foi apresentado na Unicamp (Universidade Estadual Paulista) pelos representantes da Fascamp (Fundação da Área da Saúde de Campinas), instituição que gerencia o Hospital. Segundo os dados apresentados, a expectativa da entidade é chegar à realização de 74,5 mil exames de pacientes internados e de ambulatório neste ano.
A primeira fase de ativação do hospital prevê, a partir de julho, o funcionamento de quatro salas de cirurgias, 10 leitos de UTI Adulto, 50 leitos de internação hospitalar, entre outros. Ainda neste ano, o Hospital deverá funcionar com Clínica Médica, Anestesiologia, Oftalmologia, Cirurgia Geral, Radiologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, UTI Adulto, Endoscopia e Ultrassonografia.
A partir de 2019, serão incluídas as especialidades de Cirurgia Buco-Maxilo, Neurocirurgia, Cirurgia Plástica, Urologia e Ginecologia. Em nota, a Fascamp não confirmou a data da inauguração, que será divulgada quando definida pela equipe do governador.
Esclareceu que há um cronograma definido e que estão sendo feitos os esforços para que ele seja cumprido. Atualmente a unidade está em fase de “estruturação do Hospital com instalações de equipamentos, contratações, entrevistas, treinamento de pessoal, obras de adequações”.
FONTE: Gazeta de Piracicaba