O Outono é um período de pouca chuva, mas a tendência para a região de Piracicaba é que, até julho, a precipitação do trimestre fique abaixo do normal, conforme análise feita, no final do mês passado, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade não tem uma “boa” chuva desde o dia 3 de abril, há 36 dias, quando foram registrados 15 milímetros na estação meteorológica do órgão.
No entanto, o último registro foi no dia 13 de abril, quando o volume de chuva na estação atingiu apenas 1,4 milímetro, às 3 horas. “Essa quantidade indica uma chuva muito fraca, de fraca intensidade que pode ser considerada mais uma garoinha. A última chuva mais forte ocorreu no dia 3 de abril”, explicou o meteorologista do Inmet, Ernesto Alvin.
De acordo com informações do Climatempo, a média de chuva para Piracicaba no mês de maio é de 70 milímetros, de acordo com dados históricos. Alvin afirmou que, nesta sexta-feira (11), haverá uma alteração na temperatura e há previsão de chuva para algumas regiões do Estado, mas a precipitação não deve chegar a Piracicaba.
“O município registra aumento da nebulosidade a partir deste sábado, porque há previsão de mudança do vento do Sul, que trará a umidade do oceano para o interior do Estado. A umidade do ar, antes dessa mudança pode chegar a 25%. A temperatura mínima deve chegar a 14°C na sexta, e no sábado, 17°C”, disse.
Durante toda a semana, a previsão do Inmet é de temperatura máxima de 28°C e o tempo fica entre claro a parcialmente nublado.
Mudança
Já o Climatempo prevê que pode voltar a chover em Piracicaba, sábado, no período da tarde e da noite. A expectativa é de que chova ao menos cinco milímetros. Segundo informações divulgadas nesta terça-feira (8), do boletim diário da Sala de Situação PCJ do Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) de São Paulo e Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ), não há previsão de chuva entre quinta e sexta-feira no Estado.
“Nova frente fria é prevista sobre o Estado de São Paulo no decorrer de sábado, aumentando a nebulosidade e ocasionando chuvas a partir do oeste e sul do Estado”, informa, no boletim, a meteorologista Rita de Cássia César Moreira de Cerqueira, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet/Unesp).
O informativo registra que a vazão do rio Piracicaba, às 7 horas desta terça-feira, era de 32,12 metros cúbicos de água por segundo (m3/s), 64,46 % abaixo da vazão média histórica de maio, de 90,37 m3/s. E estava 71,52% menor que a vazão registrada no dia 8 de maio de 2017, que foi de 112,8 m3/s.
FONTE: Gazeta de Piracicaba