A cada ano milhões de trabalhadores se acidentam em todo o mundo e outras centenas de milhares morrem no exercício do trabalho. No Brasil, foram registradas 14.412 mortes acidentárias de 2012 a 2017, 3.8 milhões de acidentes. Em Piracicaba, foram 7.436 acidentes, em 2017. 54 pessoas morreram nos últimos 5 anos.

Os dados são assustadores, e isto precisa mudar. Não é possível aceitar uma taxa tão alta, no mundo em que hoje vivemos, com tanta informação e tecnologia avançada.

Mas como estes números poderiam ser evitados? Com mais implementação do governo em políticas de saúde para o trabalhador.

Não devemos utilizar o 28 de abril, somente para homenagear as vítimas, mas sim para dar um basta nas omissões relacionadas à segurança no trabalho.

Nós sindicalistas, trabalhadores e toda a população, temos um papel importante no desenvolvimento de melhorias no ambiente de trabalho. O trabalhador não pode se omitir, deve denunciar sempre qualquer irregularidade.

Por isto, denuncie se você trabalha sem equipamento de proteção; denuncie se você trabalha em local inadequado; denuncie qualquer tentativa de assédio.

Denuncie! Não tenha medo, o Sindicato estará sempre ao seu lado.

 

Wagner da Silveira, Juca, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região