O primeiro semestre de 2018 fechou com indicador positivo em 2,34% e 1.100 novas contratações entre janeiro e junho, conforme levantamento divulgado ontem pela regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Piracicaba. Segundo a entidade, em Piracicaba, os setores que mais influenciaram positivamente as contratações foram o de veículos automotores e autopeças (4,43%) e de máquinas e equipamentos (1,79%) devido a “força” da exportação nestes segmentos.
O indicador mensal para junho, de acordo com o Ciesp, fechou negativo em 1% com 450 vagas a menos e no acumulado dos últimos 12 meses de julho/2017 a junho/2018 também teve retração de 0,43% nas vagas, o que representa 200 empregos perdidos no período, mantendo a regional de Piracicaba na 28ª posição do ranking da entidade, entre as 35 regionais.
“Essa analise nos deixa apreensivos, mesmo tendo um semestre com índice positivo de emprego. O indicador mensal traz o reflexo da greve dos caminhoneiros que prejudicou, principalmente, o setor automotivo. Além disso, nesse mês, uma grande empresa do setor alimentício da cidade que fecha em breve as portas de sua sede e já fez boa parte de suas demissões neste mês. Neste caso, por ser fragmentado, essas demissões devem acontecer até o final de agosto e isso deve pressionar nosso indicador negativamente”, disse o diretor titular do Ciesp Piracicaba, Fábio Vitti.
O gerente regional do Ciesp, Homero Scarso, reforçou que o desempenho tem sido bom para os setores que exportam mais ante os que dependem mais do mercado interno. “As exportações estão crescentes em vários setores e isso tem ajudado a economia a se manter estável, no entanto, as dificuldades do mercado interno e das empresas que precisam importar matéria-prima, só crescem com o dólar alto”, disse Scarso.
Vitti lembrou que, em 2017, o cenário era de bons indicadores com um semestre positivo em 4,3% e 1.800 contratações, retração mensal em 0,57% com 200 demissões e o acumulado nos 12 meses negativo em 1,76% e 800 dispensas, o que manteve a diretoria regional em 18º lugar no ranking do Ciesp. “Em 2017, o ano foi favorável para a produção de açúcar e neste ano a produção será maior para o etanol devido a sua valorização no mercado interno. O resultado disso é estagnação nos preços nos postos”, frisou.
PANORAMA – Para o diretor titular do Ciesp em Piracicaba, a Copa do Mundo de Futebol, a greve dos caminhoneiros e as eleições são os fatores determinantes para a redução da retomada esperada só setor industrial.
FONTE: Jornal de Piracicaba