Com o apoio da Associação Eu Tô Na Fé, o Hemonúcleo de Piracicaba lança a campanha “É muito amor na veia – Faça o bem sem olhar a quem”, que será iniciada na próxima segunda-feira (23) e vai até sábado (28). As doações podem ser feitas no hemonúcleo, na Santa Casa (avenida Independência, 953 – Bairro Alto), das 7h30 às 12h.
“Nós temos uma demanda onde atendemos vários municípios além de Piracicaba. Essas parcerias são de extrema importância para que consigamos mais apoiadores. Por mais que tenhamos um trabalho contínuo de captação, ainda não há esse tipo de cultura de doações, o que acaba nos levando a fazer campanhas para incentivar as pessoas do quão é necessário esse tipo de atitude. Nosso objetivo é realmente sensibilizar a população sobre isso, aumentando nossos doadores”, afirmou a assistente social Kelly Cristina Borges, responsável pela captação do hemonúcleo.
Segundo Kelly, é crucial as pessoas saberem que no momento esse estoque está estável, mas pode oscilar bastante como no Inverno e em épocas de férias, como atualmente. Quantos mais cirurgias, acidentes e intercorrências que necessitam de transfusões sanguíneas, mais bolsas de sangue são necessárias. “Então é por isso que precisamos que as doações sejam regulares, para não corrermos o risco de ficar sem. Principalmente em situações que não conseguimos prever, precisamos estar preparados para atender essas pessoas. Os tipos sanguíneos negativos são menos frequentes na população, então, dependendo da demanda, podemos ter uma necessidade maior”, afirmou a responsável.
REQUISITOS—Um dos requisitos são ter entre 18 e 69 anos – adolescentes com 16 e 17 anos precisam de consentimento formal e presencial do responsável legal. Também é preciso ter no mínimo 50 quilos, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos, além de não fumar até 2h antes e 2h depois da doação.
A doação não pode ser realizada por quem estiver com gripe, resfriado ou infecção acompanhada de febre. Os portadores de doenças como sífilis (cancro), malária (maleita) ou doença de Chagas também não podem ser doadores. Também não podem doar sangue pessoas que tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h; mulheres que tiveram filhos nos últimos três meses e que estejam amamentando; portadores de Hepatite; que usem drogas injetáveis ou que ficaram expostos a doenças sexualmente transmissíveis.
É obrigatória a apresentação de documento de identificação com fotografia (RG ou CNH) e a informação de endereço completo, inclusive o CEP.
Aos sábados também serão realizadas coletas externas e algumas delas em Piracicaba. Informações podem ser obtidas no telefone do Hemocentro: 3422-2019.
FONTE: Jornal de Piracicaba