Nos seis primeiros meses de 2018, foram gerados 694 empregos formais em Piracicaba. No período, verificou-se 21.718 contratações e 21.024 demissões, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregadas (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O índice é quatro vezes maior quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2017, 148 postos de trabalho formais foram registrados.
A Indústria foi a que mais contratou neste ano. Foram 958 admissões com carteira assinada. O segundo melhor desempenho foi da Agropecuária, com 560 novos postos de trabalho, seguido de Serviços e Administração Pública que geraram 472 empregos entre janeiro e junho.
“Desde o início do ano percebemos um movimento positivo que permeia o mercado de trabalho em Piracicaba”, afirmou o secretário municipal do Trabalho e Renda, Evandro Evangelista.
“Percebemos que ainda há alguns setores que não apresentaram melhora. Para os próximos meses, sabemos que as eleições vão afetar as decisões dos empregadores. Apesar disso, as contratações devem continuar a crescer assim que ocorrerem as definições na Política e na Economia do Brasil”, frisou Evangelista.
Perfil
Entre os 694 trabalhadores contratados em Piracicaba, no primeiro semestre do ano, 50,4% (350 pessoas) têm Ensino Superior Completo, apontou o Caged. Os analfabetos representam 6%. A maioria recebe de 1,01 a 2,0 salários mínimos. Destes, 84,3% foram reempregados e outros 11,3% conseguiram o primeiro emprego.
FONTE: Gazeta de Piracicaba