A Semana Nacional de Trânsito começa, em Piracicaba, nesta terça-feira (18), e segue até o dia 25 com reforço nas aulas do CIET (Centro de Educação Infantil para o Trânsito), com o tema “2018: Nós Somos o Trânsito”, sempre com o foco os estudantes da rede pública. Segundo a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), ao longo da semana acontecerão blitze educativas e apresentação do ônibus da campanha de conscientização “A Culpa é Sua” em diversos espaços da cidade.

Segundo a Semuttran, em 2018, houve diminuição do número de vítimas fatais nos acidentes de trânsito na cidade. De janeiro a agosto, o número de vítimas fatais no trânsito caiu 48% em relação ao mesmo período de 2017. Foram 24 mortes este ano contra 46 ano passado. “Temos trabalhado incansavelmente em três pilares: campanha de conscientização, engenharia e fiscalização do trânsito e ações diárias da Semuttran, reforçadas por importantes parcerias”, explicou Jorge Akira, secretário da pasta.

O trabalho das campanhas é complementado com o apoio de várias instituições importantes da cidade, o que ajuda a envolver a população, explicou Akira. “As campanhas de conscientização são feitas nas mídias impressas e radiofônicas de Piracicaba, por meio de uma abrangente comunicação visual, com cartazes, faixas, pirulitos, ônibus adesivados, banner espalhados pela cidade e pelas blitze educativas, com envolvimento dos agentes de trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Via Ágil e Guarda Civil”.

CONCURSO – Ainda com o mote da semana de trânsito, a Semuttran divulgou na sexta-feira (14), a lista dos vencedores do 10º concurso “Amigos do Trânsito” que tem como objetivo desenvolver o hábito consciente da responsabilidade no trânsito desde a vida infantil. Os alunos vencedores foram: na categoria desenho infantil, Daniele Valentinuci da Silva, da escola Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, com a professora Gisleide Rosa Linhares de Oliveira; no desenho fundamento o primeiro lugar ficou com Maria Eduarda Nunes Silva, da escola Tercilia Bernadete Sanches Costa, com a professora Dirlene de Fátima dos Santos Scarafacci; na história em quadrinhos venceu o aluno Arthur Bombo Carvalho, da escola Prof. Alberto Thomazi, com a professora Valéria Domingues Loyolla; e na redação o primeiro lugar ficou para Sara Fernandes Pereira, do Colégio São Dimas, com a professora Inglyd Caroline Sápia Tanche. O nome e a premiação de todos os vencedores estão no site da prefeitura.

 

FONTE: Jornal de Piracicaba