ESocial é tema de palestra para diretores, funcionários e colaboradores do Sindicato

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a implantação do eSocial e a adequação das empresas, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, convidou o escritório de contabilidade Semcon, para ministrar uma palestra sobre esta nova plataforma aos funcionários, diretores e colaboradores da entidade. O evento foi realizado (16/10), no Clube recreativo da categoria.

O eSocial é um projeto do governo federal, que unifica a escrituração digital das informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas a contratação e utilização de mão de obra, com ou sem vínculo empregatício, entre outras informações.

Segundo Ana Paula Garcia, analista de departamento pessoal da Semcon, “o eSocial irá unificar várias informações. É um projeto lançado em 2014, mas que só agora está se tornando realidade”, disse.

O programa tem como objetivo viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas; eliminar a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas; aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias; aumentar a arrecadação; diminuir a inadimplência; incidência de erros; sonegação e fraude.

Para Wagner da Silveira, Juca, presidente do Sindicato, “é uma nova fase que estamos vivenciando. Existem ainda muitos questionamentos, por isto temos que conhecer estas mudanças”, destacou.

De acordo com Hugo Liva, tesoureiro do Sindicato, “temos que nos preparar para esta nova realidade, tanto para o nosso pessoal, quanto para os esclarecimentos das dúvidas dos trabalhadores”, comentou.