O nível de emprego da Indústria de Transformação instalada na região de Piracicaba – que abrange oito municípios -, registrou variação positiva de 0,29% no mês de setembro. O saldo representa o aumento de cerca de 150 postos de trabalho, segundo informou, nesta quarta-feira (17), a Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em Piracicaba.
Fábio Ramos Vitti, diretor-titular do Ciesp Piracicaba, observou que o saldo acumulado no ano é de 1,92% (criação de aproximadamente 900 vagas de emprego), mas que, nos últimos 12 meses, a performance é negativa (-2,17%, que equivale à redução de aproximadamente 1.050 postos de trabalho).
De acordo com Vitti, os principais setores responsáveis pela geração desses 150 empregos na região de Piracicaba são os de produtos alimentícios (que cresceu 0,98% entre agosto e setembro), máquinas e equipamentos (0,41%), produtos químicos (0,46%) e veículos automotores e autopeças (0,12%).
O diretor-titular do Ciesp Piracicaba observou que, em razão de seus grandes volumes de Exportação, os segmentos de máquinas e equipamentos e de veículos automotores e autopeças acumulam expressivos saldos positivos nos últimos 12 meses – respectivamente 9,15% e 10,75%. Na contramão, dois setores contabilizam quedas relevantes no nível de vagas entre setembro de 2017 e de 2018: produtos alimentícios (-20,62%) e produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (-19,23%).
De janeiro a setembro, a Ciesp Piracicaba registrou saldo positivo de empregos em seis meses (janeiro, fevereiro, março e abril) e saldo negativo em outros três (maio, junho e julho). Vale destacar que este trimestre negativo coincide com o período da greve nacional dos caminhoneiros e o fechamento de uma grande fábrica de alimentos no município, observou Vitti.
Piracicaba: 11º lugar
Segundo o levantamento mensal, que é produzido pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Ciesp, a regional de Piracicaba figura na 11ª posição entre as 35 Unidades Regionais espalhadas pelo Estado de São Paulo no que diz respeito ao nível de emprego.
A pesquisa envolve uma mostra de aproximadamente 2,7 mil Indústrias do Estado de São Paulo, que respondem por cerca de 1,1 milhão de empregos. “Em Piracicaba, a base de análise compreende uma média de 60 empresas, que são responsáveis por quase 50% dos postos de trabalho da Indústria de Transformação, respondendo por mais de 20 mil vagas”, salientou Homero Scarso, gerente-regional do Ciesp Piracicaba.
FONTE: Gazeta de Piracicaba