As lojas dos corredores comerciais da cidade abrirão neste sábado (8), feriado pelo Dia da Imaculada Conceição e os trabalhadores terão reajuste de 4,3% no salário. Nesta quarta-feira (5), foi firmado o acordo e assinada a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) entre o Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região (Sincomércio Piracicaba) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Piracicaba (Sincomerciários).
As negociações começaram em julho e o impasse na definição de um consenso entre as entidades estava inviabilizando o funcionamento do Comércio no feriado e poderia até prejudicar a abertura do Comércio em horário especial, até as 22 horas, que terá início na segunda-feira (10).
O reajuste é retroativo ao dia 1º de setembro, data-base da categoria. As negociações intensificaram-se no final de semana, após a Gazeta divulgar com exclusividade que a negociação estava travada. A entidade patronal exigia uma contrapartida e o Sincomerciários não queria abrir mão de direitos já conquistados dos trabalhadores.
Na manhã desta quarta-feira, o Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) promoveu uma reunião e decidiu apoiar o Sincomerciários para defender os benefícios dos empregados. Os Sindicatos voltaram a negociar e, na tarde desta quarta-feira, o presidente do Sincomérciários, Antonio Roberto Previde e o presidente do Sincomércio, Itacir Nozella, assinaram a CCT.
Ficou definido que os trabalhadores terão os salários reajustados em 4,3%, um ganho real de 0,61%, ante a proposta anterior da recomposição inflacionária de 3,69%. Com isso, os trabalhadores não receberão o abono, como foi pago em 2017, no valor de R$ 270,00. “O reajuste real é melhor para o trabalhador, porque incide sobre as férias, 13º salário e no recolhimento do FGTS”, afirmou.
Outro ponto modificado foi a forma de pagamento pelos dias trabalhados em feriados, com direitos mantidos. “O comerciante e o funcionário, agora, têm liberdade para negociar. Além dos 100% de hora extra, da folga e do bônus, o trabalhador pode optar se quer folgar ou receber o bônus, no valor de R$ 82,00, em dobro”, explicou Nozella.
De acordo com Previde, essa mudança não prejudica os trabalhadores. “Hoje em dia, temos, trabalhando no Comércio, 50% de homens – que preferem o valor em dinheiro – e 50% de mulheres, que têm mais tendência a querer a folga. Eles podem decidir o que é melhor para eles”, afirmou.
Horários
De acordo com a convenção, o Comércio vai funcionar no dia 8, das 9 horas às 17 horas e de 10 a 21 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 22 horas. Nos sábados, dias 15 e 22, a abertura será das 9 horas às 18 horas e nos domingos, dias 16 e 23, das 9 horas às 17 horas.
No dia 24 de dezembro as lojas fecharão às 18 horas e, nos dias 26 de dezembro e 1º de janeiro de 2019, não abrirão. Nesses dois últimos dias, os funcionários vão compensar o trabalho aos domingos. Em relação ao dia 8 de dezembro, a compensação será na segunda e terça-feira de Carnaval de 2019.
Para o Shopping Piracicaba, ficou definido que, de 14 a 21 de dezembro, o funcionamento será das 10 horas às 23 horas, no feriado do dia 8, do meio-dia às 20 horas, no dia 16, das 11 horas às 23 horas, nos dias 22 e 23, das 10 horas à meia-noite, no dia 24, das 10 horas às 18 horas e no dia 31 de dezembro, das 10 horas às 16 horas.
FONTE: Gazeta de Piracicaba