Quais são os sintomas da febre amarela? A doença é caracterizada por febredores no corpo, dor de cabeça, comprometimento do fígado e dos olhos e pele amarelada. Em casos mais graves, causa insuficiência hepática e renal, levando à morte.

A única forma de transmissão do vírus para os seres humanos é a picada de mosquitos. Atualmente, a febre amarela é repassada no Brasil pelos insetos do gênero Haemagogus e Sabethes.

“São mosquitos de zonas silvestres. As pessoas acabam sendo infectadas quando entram em áreas de mata”, explica o infectologista Antônio Bandeira, coordenador do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Entretanto, a febre amarela também pode ser transmitida pelo Aedes aegypti, comum em regiões urbanas. Segundo as autoridades, isso não acontece desde 1942 – em grande parte por causa das campanhas de vacinação.

Como a doença não raro é fatal, você deve ficar atento aos seus sinais. Quanto mais cedo procurar auxílio médico, maiores as chances de recuperação.

Sintomas da febre amarela

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dor no corpo
  • Icterícia (condição que deixa os olhospele e mucosas num tom amarelado)
  • Comprometimento do fígado

“Num quadro mais brando, os sintomas duram de sete a dez dias”, afirma Antônio Bandeira.

Quais são as complicações?

Se evoluir para sua forma mais perigosa, a febre amarela provoca insuficiência hepática e renal. “A taxa de mortalidade chega a 36%. Se o paciente sobreviver, os sintomas permanecem entre duas e quatro semanas”, alerta o infectologista.

Porém, Bandeira lembra que a gravidade é determinada pela resposta imunológica de cada indivíduo. “Alguns evoluem de forma muito rápida. Após quatro dias, morrem”, lamenta.

Ou seja, a febre amarela é grave – e não tem tratamento específico. O que os médicos podem fazer é lidar com os sintomas e, nas situações críticas, internar o paciente na UTI para tentar preservar suas funções vitais enquanto o próprio corpo debela o vírus.

Por isso, a melhor forma de combater essa chateação é a prevenção. Sim, estamos falando da vacina, que está disponível na rede pública.

“A eficácia é muito alta, entre 95% e 98%. Após uma dose, o efeito dura por toda a vida”, conclui Bandeira.

Também é bom passar repelente, usar roupas compridas e instalar telas nas portas e janelas, especialmente nas zonas de mata.

Como é feito o diagnóstico?

A suspeita surge com as manifestações clínicas. Às vezes, os sintomas por si sós já definem a febre amarela. Em outros casos, são necessários exames de sangue.

 

FONTE: Saude.abril.com.br –

Por Maria Tereza Santo