Desde o início do ano, 19 pessoas contraíram dengue em Piracicaba (SP), segundo o balanço da Secretaria Municipal de Saúde. O número é maior do que o registrado nos 12 meses de 2018, quando 13 pessoas tiveram a doença.

Para o coordenador do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), Sebastião Amaral Campos, o crescimento se deve ao clima, já que neste ano a cidade teve mais chuvas e calor do que mesmo período de 2018.

Para evitar maior proliferação da doença, a secretaria afirma que põe em prática ações de prevenção ao mosquito que incluem até a entrada forçada em imóveis quando o proprietário não é encontrado. Os profissionais fazem cerca de 60 entradas por ano para retirar criadouros do mosquito.

Além disso, de sábado quinta-feira são retirados materiais inservíveis das residências de todas as regiões do município. A secretaria também faz visita nas casas com orientação durante o ano todo. Em média, 25 mil residências por mês são visitadas.

O último mutirão de visitas nas casas ocorreu no sábado (23), quando 6,6 mil residências da região norte de Piracicaba receberam agentes, que orientaram os moradores.

Notificação e multa

A secretaria afirma que emite notificação e multa aos moradores que têm problema para controlar o mosquito em casa. Quando há casos confirmados em determinada região, a prefeitura faz nebulização. Nas regiões central e do bairro Cecap há, ainda, a liberação de mosquito transgênico.

Questionado sobre um possível relaxamento dos moradores no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya, o coordenador do PMCA afirmou, em nota, que “informação tem de sobra, mas é difícil mudar os hábitos antigos”.

FONTE: G1 Piracicaba