Entre janeiro e abril, pasta contabilizou 22.842 atendimentos

Levantamento da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (SEMTRE) aponta que entre janeiro e abril deste ano, a pasta realizou 5.463 encaminhamentos para vagas de emprego. Apenas em abril, foram 1.418 direcionamentos – 25,9% do total.

O trabalho é realizado por meio do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT/SEMTRE) que no mesmo período atendeu 11.081 pessoas e fez o cadastro de 1.589 postos de trabalho.

“Cabe a SEMTRE planejar, executar e avaliar políticas com foco na geração de emprego e renda. Cenário que justifica o número positivo de encaminhamentos a vagas de emprego realizados pela secretaria”, afirma o secretário municipal do Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro.

O departamento ainda fez, nos quatro primeiros meses do ano, a emissão de 575 Carteiras de Trabalho e habilitou 557 seguro-desemprego.

Balanço
Entre os dias 1º de janeiro e 30 de abril, a SEMTRE contabilizou 22.842 atendimentos. Os serviços prestados aos microempreendedores individuais (MEIs) é o segundo com maior demanda – atrás da procura pelo CAT.

O departamento registrou 6.927 atendimentos entre abertura, alteração ou regularização de processos, baixa, impressão de boleto, orientações e declarações anuais – apenas a realização de declarações anuais somaram 1.081 documentos.

A economia informou fez 3.311 atendimentos entre abertura de processo, cancelamentos e orientações.

“Emprego com carteira assinada não é o único objetivo da SEMTRE. Ao longo deste ano, realizamos diferentes ações para fomentar o empreendedorismo. Um exemplo foi a entrega das chaves aos 20 novos permissionários do Camelódromo Central, no último dia 1º de maio”, diz José Luiz.