Após um mês de estiagem, voltou a chover nesta quinta-feira (4) em Piracicaba (SP). Uma massa de ar polar que vem do Sul do país também deve derrubar as temperaturas na cidade. Com isso, segundo uma meteorologista, “abre-se a temporada de inverno”.

Dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que a chuva começou às 5h e até as 9h a precipitação era de 12 milímetros. A última vez que choveu na cidade foi em 3 de junho, quando foram registrados 9 milímetros.

De acordo com Helena Turon Balbino, meteorologista do Inmet, a chuva está relacionada à chegada de uma frente fria que estava “bloqueada” por uma zona de alta pressão e que não conseguia entrar no Estado de São Paulo. Este fenômeno é chamado de veranico.

“Hoje a chuva já está bem significativa para um início de inverno”, pondera a especialista.

A meteorologista afirma ser normal também um longo período de estiagem neste período do ano. “É justamente por causa desta dificuldade da frente fria avançar pelo país. No inverno os dias costumam ser mais secos”, explica, avaliando que o inverno de 2019 deve ser dentro da normalidade, com temperaturas amenas.

A Defesa Civil de Piracicaba informou ao G1 que não havia nenhuma ocorrência de alagamento ou queda de árvores registrada em Piracicaba até esta publicação.

Queda de temperaturas

Segundo explicação da meteorologista do Inmet, depois que as chuvas diminuírem, as temperaturas começarão a cair, principalmente entre sexta-feira (5) e domingo (7), já que uma massa de ar polar está vindo atrás da frente fria.

“Podemos dizer que hoje abrimos a temporada de inverno”, afirma.

Segundo o Inmet, os termômetros devem marcar até 22 ºC nesta quinta-feira. Já na sexta-feira, a chuva para e a temperatura varia de 13ºC a 16ºC. No sábado (6), a mínima será de 7ºC e a máxima de 14ºC, enquanto no domingo os termômetros marcam entre 5º e 16ºC.

FONTE: G1