Cursos gratuitos de mecânica realizados através da parceira entre Sindicato, Semtre e Elring Klinger contribuem para o aprimoramento da profissão e recolocação no mercado de trabalho

Por meio de uma parceria entre Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e empresa Elring Klinger, os cursos gratuitos voltados à mecânica, foram realizados nos dias 03 e 04, de julho.

O curso teve carga horária de 2 horas, e foi formada por duas turmas de 100 alunos cada. Uma turma do curso de mecânica básica, foi dedicado exclusivamente ao público feminino.  As aulas aconteceram na empresa Elring Klinger.

Devido a crise enfrentada em diversos setores, os cursos de qualificação profissional, contribuem para o aprimoramento da profissão e recolocação no mercado de trabalho. Segundo José Luiz Ribeiro, secretário municipal do Trabalho e Renda, “a qualificação é o diferencial para o trabalhador se destacar na profissão e ter oportunidade no mercado de trabalho. A cada dia surge algo novo na tecnologia, é preciso estar preparado”, disse.

De acordo com Barjas Negri, prefeito de Piracicaba, “é uma parceria importante de qualificação. O mercado está começando a aquecer, e Piracicaba é um polo automotivo. É uma grande oportunidade para se qualificar”, destacou.

Os cursos tiveram por objetivo proporcionar conhecimento básico para profissionais da área de mecânica e vendedores de lojas de autopeças, sobre como funciona um motor ciclo otto 4 tempos. Para Perci Albergaria, gerente de vendas da Elring Klinger, “o trabalhador qualificado, sempre será o diferencial de uma empresa”, disse.

Segundo Wagner da Silveira, Juca, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, “Neste cenário de crise é importante o trabalhador buscar uma qualificação, pois estará preparado quando a oportunidade surgir”, comentou.