Semtre abre inscrições para curso de NR10 – Reciclagem

- Publicidade -

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), abre na segunda-feira, 15/07, inscrições para o curso de NR10 – Reciclagem. Estão sendo disponibilizadas 10 vagas. O candidato tem que ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo e certificado de conclusão satisfatória do curso de NR10 – Básico (40 horas), realizado dentro do período anterior de 24 meses, residir em Piracicaba. Será dada preferência para quem estiver desempregado.

O objetivo do curso é estabelecer os requisitos e condições mínimas para implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços de eletricidade.

As Normas Regulamentadoras relativas à saúde e segurança do trabalho são obrigatórias para todas as empresas privadas e públicas, para os órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como para os órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário que possuem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O não cumprimento de tais normas legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho acarreta ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente.

Esta NR se aplica exclusivamente às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

É importante lembrar que apenas pessoas autorizadas e com treinamento específico e obrigatório, com grade curricular estabelecida pela norma, podem acessar e trabalhar em instalações elétricas. No item 10.8 da NR10 podemos ver essas e outras obrigatoriedades que a norma estabelece em relação a habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores, por isso, a importância do curso de reciclagem da norma regulamentadora.

Os alunos receberão lanche, material didático e vale transporte.

As inscrições deverão ser feitas na Semtre, na Rua Manoel Francisco Rosa, 900, centro, de forma presencial, apenas na segunda-feira, dia 15/07/2019, das 08:00 as 16:00.

Obrigatório apresentar os seguintes documentos: RG, CPF ou CNH (cópia e original); comprovante de residência atualizado (menos de 3 meses de emissão – cópia e original); comprovante de escolaridade (mínimo Ensino Fundamental Completo – cópia e original); carteira de trabalho (apenas original, comprovando que está desempregado); certificado de conclusão satisfatória do curso de NR10-Básico (40 horas), realizado dentro do período anterior de 24 meses.

A Semtre fica na Rua Manoel Francisco Rosa, 900, Centro.

Critério de seleção: Ordem de chegada e apresentação de todos os documentos listados acima.

Texto: Ronaldo Castilho

Foto: Divulgação/SEMTRE