A Receita Federal paga nesta segunda-feira (15) R$ 38,1 milhões no 2º lote do Imposto de Renda 2019 nas 25 cidades que integram a Delegacia Regional em Piracicaba (SP). Os depósitos são feitos em conta bancária.

A consulta ao lote foi liberada no último dia 8 e, segundo a Receita, os depósitos serão feitos para 30.738 contribuintes na regional.

Neste lote, além das restituições do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) de 2019, estão incluídos lotes residuais de 2008 a 2018.

Em todo o país, de acordo com o Fisco, serão pagos R$ 5 bilhões a 3.164.229 contribuintes. Desse total, 15.489 contribuintes são idosos acima de 80 anos, 197.895 pessoas entre 60 e 79 anos, 24.793 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 1.251.906 contribuintes que a maior fonte de renda seja o magistério.

O que fazer caso o depósito não aconteça

Se o contribuinte verificou que está incluído no 2º lote mas o valor não foi creditado, é preciso ir pessoalmente em qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento pelo telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em qualquer banco.

Se o contribuinte não fizer o resgate da restituição no banco no prazo de um ano, é preciso solicitá-la por meio da internet, mediante o formulário “Pedido de Pagamento de Restituição”, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Como consultar?

As consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federal na internet. Há também o aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF, diretamente nas bases de dados da Receita Federal. Neste caso, é preciso de um certificado de acesso.

É possível ainda fazer a consulta pelo Receitafone, pelo número 146.

Segundo a Receita, é possível também consultar se a declaração foi processada, se está na fila de pagamentos e se as informações prestadas estão coerentes com o banco de dados da Receita, o que indica que a declaração não tem pendências. A Receita Federal tem até cinco anos para pedir esclarecimentos sobre as declarações.

A verificação dessas informações pode ser feita pelo serviço Meu Imposto de Renda da Receita Federal. Também é preciso gerar um código de acesso a partir do número do CPF, data de nascimento e recibos de entrega das duas últimas declarações.

Regional de Piracicaba

Além de Piracicaba, a regional cobre Águas de São Pedro, Americana, Analândia, Capivari, Cerquilho, Charqueada, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Itirapina, Jumirim, Laranjal Paulista, Mombuca, Monte Mor, Nova Odessa, Pereiras, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Maria da Serra, São Pedro e Tietê.

FONTE: G1 Piracicaba