A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), realizou na segunda-feira, 12/08, o Empregapira, ação em parceria com empresas da cidade, para captação de profissionais qualificados para assumir as vagas disponíveis no CAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador) da Semtre. Foram feitos 172 atendimentos e direcionados 90 candidatos qualificados para entrevistas e preenchimento de 65 vagas disponibilizadas por 20 empresas.

Entre as profissões estavam a de auxiliar de produção, atendente de balcão, captador de recursos, atendente de telemarketing, porteiro, vigilante, auxiliar administrativo e técnico de segurança do trabalho.

Natacia Deise Laurindo foi uma das pessoas que compareceram na Semtre em busca da vaga de atendente de telemarketing. “Estou desempregada há nove meses, tenho experiência na área de telemarketing, já que trabalhei dois anos na empresa Via Ágil, por isso vim me candidatar à vaga”, disse.

Deuris José Frason da Silva também procurou a Semtre para buscar uma colocação no mercado de trabalho. “Busco uma vaga de auxiliar de produção, já que tenho experiência na área. Estou desempregado faz um ano e seis meses, tenho vários cursos de qualificação como marceneiro, auxiliar de logística, auto elétrica e panificação. Espero que hoje dê certo e consiga um trabalho”, enfatizou.

Segundo Luciana Ribeiro de Góes, chefe de divisão de Apoio ao Trabalhador da Semtre, o Empregapira vai continuar durante o ano. “É um trabalho importante. Temos feito várias parcerias com as empresas no sentido de trazer as vagas disponíveis para a Semtre. A nossa secretaria está localizada no centro da cidade e isso facilita muito para o trabalhador que está buscando uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho. No lugar de irem aos distritos industriais, que são longe, eles vêm aqui na Semtre. Além de as vagas ficarem concentradas em um único lugar, temos o nosso site que facilita a busca”, explicou Luciana.

De acordo com ela, o maior problema, ainda, para a colocação ou recolocação do trabalhador no mercado é a falta de qualificação, estudo e experiência profissional.

Texto e fotos: Ronaldo Castilho