Os diretores do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, estiveram nos dias 14 e 15 de agosto, em São Paulo, participando dos debates sobre as transformações da indústria de mobilidade (automotiva-autopeças) na América Latina. O evento foi promovido pela A IndustriALL Global Union – Sindicato internacional de trabalhadores da indústria.

O encontro teve como objetivo buscar ferramentas e estratégias para enfrentar os desafios tecnológicos e agir contra os retrocessos e o trabalho precário, fortalecendo as entidades sindicais que possuem em suas bases empresas do macro setor da mobilidade.

Segundo Mônica Veloso, dirigente sindical e co-presidente do Comitê Mundial de Mulheres da IndustriALL, “Temos que atentar para a formação dos trabalhadores. Saber que tipo de empregos serão gerados. Qual a qualidade destes postos de trabalho e como isso pode mudar a pauta sindical”, ressalta.

De acordo com José Florêncio da Silva, Bahia, segundo vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, “esses encontros são muito importantes para a troca de informações, experiências e soluções, principalmente neste cenário de incertezas em que vivemos no Brasil”, disse.

O evento reuniu dirigentes sindicais do Brasil, Argentina, Colômbia, México, Chile e Estados Unidos, além de representantes da IndustriAll na América Latina e Genebra.