Com o período de estiagem, o nível do Rio Piracicaba chegou a 41% abaixo da média histórica para agosto, segundo dados do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). A baixa fez com que bancos de areia se formassem na área urbana de Piracicaba (SP).

Imagens mostram a situação do rio no trecho da Avenida Cruzeiro do Sul. O banco de areia é tão grande que quase cobre de um lado a outro da margem. Até mato está nascendo no trecho, além da sujeira, como pneus, que também estão aparecendo nessa época.

Em outros pontos também estão surgindo bancos de areia, como próximo à rampa dos pescadores e na altura da Avenida Jaime Pereira perto do Bongue.

Segundo dados do DAEE, na manhã desta quinta-feira (22), o nível do Rio Piracicaba chegou a 1,14 metro. A média histórica para o mês de agosto é de 1,93 metro.

Para minimizar o impacto da situação, seria preciso fazer um trabalho de desassoreamento do rio, mas segundo o DAEE, apesar do Rio Piracicaba ser federal, o desassoreamento é de responsabilidade da prefeitura.

Já o Executivo informou que esse é um processo muito caro, e não existe previsão para fazer este tipo de serviço.

Previsão do tempo

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuvas em Piracicaba para os próximos dias.

Nesta sexta-feira (23), a previsão é de temperatura mínima de 13ºC e máxima de 26ºC. A umidade do ar pode chegar a uma média de 36%.

FONTE: G1 Piracicaba