Com o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, começará, nesta quarta-feira (18), e se estenderá até o dia 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito (SNT). Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o objetivo da iniciativa educativa é alertar a população sobre as boas práticas no Trânsito. Tradicionalmente, a cidade de Piracicaba – por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) -, realiza diversas ações educativas ao longo deste período.
“Trabalhamos o tema durante todo o ano, mas nessa semana vamos intensificar ainda mais as ações educativas, para isso contamos com o apoio de vários parceiros”, explicou o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira. A partir desta quarta-feira, o Centro Infantil de Educação no Trânsito (Ciet) terá suas aulas reforçadas com a temática da Campanha “No Trânsito, O Sentido é a Vida”.
Na praça José Bonifácio (em frente ao Poupatempo), haverá a Exposição de um carro acidentado para chamar a atenção da população, além da distribuição do material educativo da Campanha Municipal de Trânsito “Você Já Sabe”. Essa ação é do Detran-SP e conta com o apoio da Semuttran.
As “Blitzes Educativas” também acontecerão com frequência nos próximos dias. Nesta quarta-feira, será na esquina da avenida Independência com a rua XV de Novembro. Nesta quinta-feira (19), elas ocorrerão nas saídas das Escolas Públicas e Privadas. No dia 22, será na avenida Alidor Pecorari. E no dia 25, ocorrerá na esquina da avenida Dr. Paulo de Moraes com a rua do Rosário.
No dia 23, haverá uma ação na rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), envolvendo a Polícia Militar Rodoviária, Sest/Senat, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic), e com o apoio da Semuttran.
Ônibus em cena
Um ônibus 100% adesivado também vai participar de algumas ações. No dia 20, o veículo estará no Ciet e no dia 21, na partida entre XV de Piracicaba e Mirassol no Estádio ‘Barão de Serra Negra’ – nas duas oportunidades também haverá distribuição de material educativo.
Encerrando a Campanha, no dias 24 e 25, o Sest/Senat com o apoio da Semuttran irá levar a ação para as empresas, com uma série de atrativos tais como vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão. Essas ações contarão, mais uma vez, com o apoio do Cerest e Secretaria Municipal de Saúde/Cedic.
No dia 29, haverá a ‘1ª Caminhada pela Paz no Trânsito’, promovida pelo Sest/Senat e Secretaria Municipal de Saúde, através do Cedic e Semuttran. Esse evento também será alusivo ao encerramento da Semana do Trânsito.
Amigos do Trânsito
Paralelamente à Semana Nacional do Trânsito, a Semuttran realizou a Campanha “Amigos do Trânsito”. A ação envolveu 35 Escolas Municipais e Particulares, além de entidades, somando mais de 5,6 mil alunos inscritos.
Com o tema “Seja um Agente Mirim”, os trabalhos foram selecionados pela criatividade, originalidade e adequação ao tema. O evento de premiação acontecerá na tarde do dia 4 de outubro, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação (SME).
FONTE: Gazeta de Piracicaba