Você já perdeu alguma oportunidade de trabalho por não ter os requisitos necessários para a vaga desejada? Sabemos quanto, isto é, frustrante, mas essa situação pode mudar. Para conseguir uma boa colocação na carreira, é preciso realizar uma qualificação profissional eficiente, por isso, a Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Piracicaba), no qual sou o secretário, está investindo em parcerias que resultam em vários cursos de qualificação profissional para os piracicabanos e piracicabanas.

Cabeleireiro, design de sobrancelhas, maquiagem, depilação, massagem livre, NR 10, NR 10 reciclagem, informática básica, cuidador de idosos, garçom, higienização e manipulação de alimentos para trailers, mototaxistas e motofretistas são alguns cursos que a Semtre disponibiliza gratuitamente para os profissionais. E só ficar atento ao site: www.semtre.piracicaba.sp.gov.br que todas as oportunidades sobre curso de qualificação são divulgadas por este canal.

Além da grande exigência das empresas para contratarem um profissional cada vez mais qualificado, a competitividade também tem crescido de forma gradativa com o passar dos anos. Provavelmente, isso já é algo do seu conhecimento.

Quantas vezes você foi para uma seleção e se deparou com uma quantidade de candidatos acima da média? Aposto que muitas. Conseguir um emprego não está nada fácil, e conseguir uma ‘promoção’ na carreira também não.

É por isso que destacamos a importância de investir em uma boa qualificação profissional. Isso é fundamental para que seu currículo não seja descartado antes mesmo da seleção, fazendo com que diminua suas chances de um novo emprego.

As empresas gostam de ver que o profissional se dedicou para conseguir uma determinada vaga. Sabemos que de nada adianta elaborar um currículo, visivelmente apresentável, se você não tem as habilidades exigidas pela empresa, concorda? Então, reflita sobre isso!

Com a possibilidade de novas chances profissionais, fica perceptível que sua renda também poderá aumentar — é só uma questão de tempo. Não temos como garantir isso, mas você concorda que se você tem todas as qualificações e habilidades profissionais que as empresas buscam, suas chances de ser contratado aumentam de forma significativa. E, dessa forma, sua renda passa a ser compatível com a função que será desempenhada. Portanto, ‘agarre’ as oportunidades que surgirem e que são conciliáveis com seu perfil profissional. O emprego dos sonhos está em suas mãos e as chances de ascensão profissional também.

José Luiz Ribeiro, secretário municipal do Trabalho e Renda e vice-presidente licenciado do Sindicato