O Cecan (Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba) retomou o Programa ‘Sábado Sem Câncer’ e oferecerá, neste sábado (9), das 8 horas às 16 horas, exames gratuitos à população para prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. A mobilização tem apoio do Instituto de Urologia de Piracicaba (IUP) e do Instituto de Radiologia da Santa Casa e, segundo o oncologista Fernando Medina, atenderá até 500 homens, com idade superior aos 40 anos, ajudando a consolidar a cultura da prevenção dentro do que propõe, também, o ‘Novembro Azul’.
“Para participar, basta comparecer ao Cecan com documentos pessoais, comprovante de residência e doar um quilo de alimento não perecível para entidade assistencial da cidade”, disse o coordenador da Campanha, lembrando que o atendimento se dará mediante a distribuição de senhas.
O oncologista revelou que, segundo estatísticas, pelo menos 10% dos atendimentos apresentarão alterações; sendo 2% deles positivos. “Isso significa que, neste ‘Sábado Sem Câncer’, apelo menos 50 homens apresentarão alterações em seus exames e 10 deles terão câncer de próstata”, disse.
Medina frisou que 374 novos casos da doença foram diagnosticados este ano em Piracicaba, 163 deles estão em tratamento no Cecan e foram detectados nos estágios 2 e 3, em que as complicações são maiores. “A expectativa é que 330 novos casos surjam em 2020”, projetou.
Uma grande equipe composta por cerca de 50 profissionais, entre médicos oncologistas, urologistas, equipe de Enfermagem e áreas de apoio, estará envolvida no atendimento, que constará de anamnese (entrevista), exame físico de toque retal e exames de PSA – um tipo de exame de sangue que acusa o perfil de saúde da próstata.
Casos em que o exame físico e o laboratorial apresentarem alterações serão posteriormente encaminhados para o Instituto de Radiologia da Santa Casa, para exames de ressonância magnética multiparamétrica da próstata.
“O exame é extremamente avançado e detecta a existência de áreas suspeitas para o câncer com um grau de assertividade imensamente superior aos métodos convencionais”, disse o médico radiologista Alexandre Peroni Borges, coordenador do Instituto de Radiologia da Santa Casa de Piracicaba.
Segundo ele, o exame consegue encontrar e localizar as lesões da próstata para que a biópsia possa ser feita posteriormente de forma dirigida para a região afetada, ampliando as chances de resultados positivos.
Borges explicou que a biópsia guiada por Ultrassom apresenta algumas restrições por não permitir uma boa visualização da lesão na próstata, pois os fragmentos para o exame são colhidos em várias localidades, porém, de forma aleatória. “Com isso, existe a chance de que os fragmentos biopsiados não contenham amostras da neoplasia, mesmo que ela exista”, esclareceu.
“Outra limitação da biópsia por ultrassom é que o fragmento biopsiado pode conter apenas uma área menos agressiva do câncer de próstata, o que pode impactar na escolha do tratamento a ser proposto”, disse o radiologista, evidenciando que a técnica por Ressonância Magnética aumenta as taxas de detecção das lesões, principalmente dos tumores mais agressivos.
O médico urologista Tiago Aguiar informou que as cirurgias necessárias serão realizadas pelo IUP (Instituo de Urologia de Piracicaba) via Laparoscopia. “As vantagens é que esse método cirúrgico exige menor tempo de internação e provoca menos sangramento, proporcionando uma recuperação mais rápida”, disse.
Sobre o câncer de próstata
O oncologista Fernando Medina explicou que a próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão pequeno, em forma de maçã, situado logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). É responsável por produzir parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
Segundo ele, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da Terceira Idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite).
Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento.
A expectativa é de que 69 mil novos casos da doença sejam diagnosticados no País no próximo ano, com mais de 15 mil mortes. O aumento observado nas taxas de incidência pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos Sistemas de Informação do País e pelo aumento na expectativa de vida.
FONTE: Gazeta de Piracicaba