A chuva que atingiu Piracicaba (SP) nesta terça (5) e madrugada de quarta-feira (6) foi suficiente para fazer com que o nível e vazão do Rio Piracicaba mais que dobrassem. As duas medidas chegaram a ultrapassar a média histórica para o mês, embora a quantidade de chuva ainda não tenha atingido o esperado.

De acordo com os dados do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), das 17h de terça até por volta de 7h de quarta, choveu 31,5 milímetros. O acumulado do mês até agora é 34,25, que representa 22,7% da média para novembro.

De acordo com um especialista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até dezembro a previsão é que a quantidade de chuvas ultrapasse a média, mas não há como saber se será distribuída ou concentrada. O G1 publicou uma matéria no último sábado (2) que explica os problemas que a precipitação, quando concentrada em um curto período, pode trazer.

A vazão do Rio Piracicaba mais que quintuplicou após a chuva. De cerca de 20 metros cúbicos por segundo, às 11h30 desta quarta-feira foi para 130,96. O dado é do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Saisp). A média da vazão de novembro é de 83,65.

O nível do Rio também ficou bem acima da média após a precipitação. De acordo com os dados do PCJ, o nível na terça-feira de manhã era de 1,03 metros. Após a chuva, o valor passou de 2,30 metros.

Previsão

De acordo com os dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão para os próximos dias é de chuva. Até a próxima segunda-feira (11), a probabilidade de precipitação fica acima dos 80%.

As temperaturas variam, mas a mínima pode chegar a 17ºC e a máxima a 29ºC.

FONTE: G1 Piracicaba