O conceito de empreendedorismo é bastante amplo e, por isso, é comum ficarmos um pouco confusos. Porém, uma das melhores definições é que o empreendedorismo é a capacidade individual de identificar problemas e oportunidades e, a partir disso, encontrar as melhores soluções. Muitos ligam o termo empreendedorismo somente ao mundo dos negócios. Mas, empreender pode ser uma atividade realizada em um simples projeto ou movimento social, sem a necessidade de estar ligada a uma abertura de empresa ou negócio formal.

Podemos definir empreendedorismo como o ato de empreender, que consiste em inovar dentro do mercado, de uma empresa ou até mesmo da sociedade, de forma geral. Uma das formas mais conhecidas e, portanto, mais comuns de desempenhar o empreendedorismo é abrir novas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, e até mesmo microempresas. Por isso, há uma crescente sobreposição de papéis entre empreendedores e empresários. Isso faz com que essas duas ideias se confundam. No entanto, empreender não se resume a isso. Empreender consiste em trabalhar para promover a inovação, por meio da criatividade. Tudo isso, com o objetivo de sanar os problemas da sociedade, ou seja, se você está apenas com um negócio, sem nenhum caráter inovador, você não é um empreendedor. No entanto, por mais simples que seja, se você tem um negócio que inova, esse conceito se aplica a você.

As procuras pela formalização dos empreendedores cresceram nos últimos meses, só em janeiro desse ano, a Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda) realizou 2.424 atendimentos de pessoas que procuraram informações sobre o MEI (Microempreendedor Individual), tal procura se deve ao fato dos empregos com registro em carteiras estarem cada vez mais escassos.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, elaborou um projeto chamado “Comunidade Empreendedora”, onde a secretaria vai até à população para explicar como funciona o MEI, como organizar o seu negócio e com oficinas que ensinam aos trabalhadores a desenvolver o seu próprio negócio. O projeto piloto da Comunidade Empreendedora será realizado no Jardim Primavera, uma parceria entre a Semtre, ArcelorMittal e Sebrae.

Fazer parte de uma Comunidade Empreendedora é obrigatório para alcançar o sucesso nos negócios. Será participando desse projeto que você poderá tirar dúvidas, ver na prática o que outros empreendedores estão fazendo para que o seu negócio seja um sucesso, além de estar em um grupo seleto e qualificado, com profissionais da Semtre, ArcelorMittal e Sebrae dispostos a ajudar nas informações e fazer de você um grande empreendedor.

José Luiz Ribeiro – Secretário Municipal do Trabalho e Renda e vice-presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região