Os quatro cemitérios de Piracicaba – os públicos Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna, e o particular Parque da Ressurreição – ficarão fechados durante o próximo sábado (09) e domingo (10), fim de semana do Dia das Mães. A medida é para evitar aglomerações e o risco de proliferação do novo coronavírus (Covid-19), já que anualmente, nesta data, o número de visitantes nesses cemitérios gira em torno de 40 mil visitantes. Esta é a primeira vez, em 170 anos, que os cemitérios da cidade fecham para visitação no Dia das Mães.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), editou uma Instrução Normativa (Nº 2/2020) sobre o funcionamento dos cemitérios na cidade nos dias 09 e 10 de maio. O documento estabelece que os quatro permaneçam fechados à visitação pública neste fim de semana.

A Instrução Normativa informa que as administrações dos três cemitérios municipais funcionarão das 8h às 12h e das 13h às 17h. Por sua vez, o horário de funcionamento da administração do cemitério Parque da Ressurreição será das 7h15 às 12h e das 13h às 17h.

O Setor de Cemitérios da Sedema acrescenta que as administrações dos cemitérios estarão abertas “somente para autorização de sepultamentos, exumações, velórios, reformas e construções”. Além disso, o setor reitera o pedido para que a população evite ir aos cemitérios durante todo o período de pandemia do coronavírus.

A Sedema, pasta responsável pela gestão dos cemitérios da Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna, salienta que haverá fiscalização e policiamento nos locais para evitar transtornos.

MISSAS VIRTUAIS e VIA RÁDIO – Também de maneira preventiva, as missas promovidas pelas várias paróquias da Diocese de Piracicaba serão virtuais – em canais disponibilizados no Facebook e no YouTube – ou transmitidas por emissoras de rádio.

No total, serão 53 paróquias – distribuídas nas cidades de Piracicaba, São Pedro, Santa Bárbara d’Oeste, Rio Claro e Capivari – que celebração missas não-presenciais.

Uma missa especialmente dedicada às mães falecidas será presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason, no domingo, às 09h, e transmitida ao vivo da capela do Seminário Propedêutico Imaculada Conceição, no bairro Nova Suíça. A missa, que será concelebrada pelo reitor do seminário, o padre Danilo Rubia Soares, será transmitida pela TV Oração, por meio do link www.youtube.com/TVOração .

COMO ACOMPANHAR – A relação dos canais das 53 paróquias da Diocese de Piracicaba que celebrarão missas virtuais neste domingo está disponível no link:

https://diocesedepiracicaba.org.br/capa.asp?n=902&ref=celebre_o_3%BA_domingo_da_pascoa_em_casa_conheca_os_canais_disponibilizados_

 

FONTE: Prefeitura de Piracicaba