Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.
Teve início, na última quarta-feira (15), a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que acontece devido ao avanço da doença no País. O público-alvo são crianças de seis meses de idade a adultos de 49 anos de idade. A Campanha prosseguirá até o dia 31 de agosto. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, serão realizadas duas estratégias de vacinação: Intensificação de Vacinação: para pessoas com seis meses de idade a 29 anos de idade; Vacinação Seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente); e Vacinação Indiscriminada, para pessoas de 30 a 49 anos de idade.
O Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível e extremamente contagiosa. A transmissão do vírus ocorre de forma direta de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo a pessoas sem imunidade. Isto evidencia a importância da vacinação.
Todos os Postos de Saúde do Município atendem a população em seus horários habituais (CRABs e UBSs, das 8 horas às 15 horas, e USFs, das 8 horas às 16 horas). Para evitar aglomerações, os Profissionais das Unidades irão auxiliar na organização da fila para que as pessoas mantenham distância de, aproximadamente, um metro uma das outras.
FONTE: Gazeta de Piracicaba