Saúde e Segurança no trabalho: Conespi, Cerest e Cist realizam a Capacitação dos Diretores Sindicais no Clube recreativo do Sindicato dos Metalúrgicos

- Publicidade -

A Análise de Acidentes de Trabalho, foi o tema principal discutido na Capacitação dos Diretores Sindicais, realizada (14/09), no Clube recreativo do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região.

O evento organizado pelo Conselho das Entidades Sindicais (Conespi), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador (Cist), teve como objetivo, promover o aperfeiçoamento técnico dos dirigentes sindicais e fortalecer a prevenção a acidentes e doenças do trabalho, desenvolvido nas empresas.

Estiveram presentes no evento, os representantes dos sindicatos dos metalúrgicos, papeleiros, bancários, construção civil, alimentação, comércio, Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Piracicaba e Região e Sindicato dos movimentadores de mercadoria – Sindmov.

Alessandro Nunes da Silva, técnico de segurança no trabalho do Cerest, em sua palestra destacou que a prevenção é a melhor forma para que não ocorra acidentes, por isto é importante sempre buscar a qualificação. “Precisamos resgatar e exercer constantemente o trabalho preventivo, como por exemplo, identificar quais são os maiores riscos de óbito daquela categoria”, disse.

Já Eduardo Buoso, engenheiro de segurança do Cerest, enfatizou na palestra, sobre o sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho. “Temos que entender por que os acidentes ocorrem. Tudo tem uma história, e o acidente quando ele ocorre, tem que servir como aprendizado, para que não aconteça novamente”, destacou.

Para Milton Costa, vice-presidente do Conespi e presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba e Região (Sinticompi), “O Conespi tem desenvolvido ações em conjunto e alcançado resultados. Vamos continuar trabalhando, para que cada vez mais os acidentes possam ser evitados”, comentou.

A Capacitação dos Diretores Sindicais é a primeira de uma série que será realizada. Segundo Francisco Pinto Filho, vice-presidente do Sindicato dos Papeleiros de Piracicaba (Sintipel), “iremos também desenvolver um trabalho com os profissionais da área de segurança e abrir um diálogo com envolvimento de mais diversos segmentos da indústria e serviços, independente do porte, inclusive as multinacionais”.

De acordo com Emerson Antonio da Silva, Sucrilho, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, “a capacitação engrandece o nosso trabalho e contribui para cada vez mais aumentarmos o nosso conhecimento”, disse.

O evento foi realizado com segurança, seguindo todas as regras sanitárias recomendadas pelos órgãos públicos de saúde, devido a pandemia do coronavírus.