A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foi lançada ontem pelo governo federal e, assim como em todo o país, a mobilização começa em Piracicaba começa na segunda-feira (5) e segue até 30 de outubro.

Doses podem ser tomadas em todos os postos de saúde de Atenção Básica do município, garante a Secretaria Municipal de Saúde. O foco é na atualização das cadernetas de crianças e adolescentes e na vacinação de crianças contra a poliomielite. A meta em Piracicaba, segundo a pasta, é vacinar 95% do grupo alvo, de um ano a menor de cinco anos de idade. No Brasil, o objetivo é imunizar mais de 11,2 milhões de pessoas.

O público-alvo da campanha contra poliomielite são crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que devem recebe a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. Crianças menores de 1 ano (de 29 dias até 11 meses) deverão ser vacinadas seletivamente com a VIP, conforme as indicações do calendário nacional de vacinação.

O Dia D em Piracicaba está marcado para o dia 17 deste mês, um sábado. Todos os Crabs (Centro de Referência em Atenção Básica), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e unidades de saúde da Zona Rural estarão abertos para intensificar a vacinação contra a poliomelite. Entre as orientações, devido à pandemia, as unidades de saúde, segundo o governo federal, devem garantir a administração das vacinas em locais abertos e ventilados; disponibilizar local para lavagem das mãos ou álcool em gel; orientar que somente um familiar acompanhe a pessoas a ser vacinada e realizar a triagem de pessoas com sintomas respiratórios anetes da entrada na sala de vacinação.

Ontem, a Saúde de Piracicaba também informou que a Campanha de Vacinação Contra o Sarampo também foi prorrogada até o dia 30 de outubro.

 

FONTE: Jornal de Piracicaba