Maio Amarelo


A campanha Maio Amarelo de 2021, coordenada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Ministério da Infraestrutura em parceria com órgãos de trânsito nos estados e organizações da sociedade civil, tem como tema principal “Respeito e Responsabilidade, pratique no trânsito”.

A mobilização tem o intuito de conscientizar a população da responsabilidade de atitudes, como usar passarelas e faixas de pedestres, para o respeito dos condutores aos vulneráveis no trânsito, para o risco de usar celular ao volante e sobre a importância de usar o cinto de segurança.

O último dado de mortes no trânsito ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, registrou em 2019, mais de 31.945 vidas perdidas.

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

A escolha do mês de maio ocorreu pela Organização das Nações Unidas (ONU) ter definido a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito.

Respeito e Conscientização

O Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e região apoia esta campanha e busca sempre conscientizar o trabalhador, a não desrespeitar as regras de trânsito, para não colocar a sua vida em risco. “Grande parte dos acidentes podem ser evitados, mas para que isto aconteça a conscientização e o respeito no trânsito são fundamentais. Respeite a sinalização, o limite de velocidade, as faixas de pedestres”, disse Wagner da Silveira, Juca, presidente do Sindicato.

 

Fonte: www.gov.br