1º de maio, data reconhecidamente no mundo como o Dia Internacional do Trabalhador, comemoramos valores tais como a organização, a solidariedade, a liberdade e a justiça social, ou seja, tudo aquilo que historicamente envolve desde sempre a luta dos trabalhadores por uma vida melhor através dos tempos.

No entanto, entre avanços e retrocessos, entre conquistas e derrotas, entre tempos de maiores e menores dificuldades econômicas, políticas e sociais, a luta da classe trabalhadora no mundo carrega consigo um permanente ingrediente e um valor que unifica todos os demais em sua essência: a Esperança por dias melhores que sempre alimentou a coragem, a determinação e os rumos dos trabalhadores em suas lutas permanentes por melhores condições de vida.

Infelizmente, no Brasil, vivemos um destes momentos de retrocesso aos direitos conquistados pelos trabalhadores através de muitos anos e muitas lutas.

Temos convivido com ataques permanentes realizados por um governo incompetente e que está a serviço dos patrões. Um governo que, para beneficiar apenas os poderosos, precariza e desqualifica cada vez mais o mundo do trabalho.

Mas, como sempre, estamos resistindo e saberemos reverter esse quadro de coisas ruins através de nossa organização e mobilização.

E, claro, de forma irredutível, na esperança de novas conquistas e melhores tempos eternizados em nossas lutas “Por Justiça Social e qualidade de vida a todos aqueles que constroem com sua força de trabalho toda riqueza do país e do mundo!”

Eliseu Silva Costa – Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo